Direitos Humanos trazem Comissária da UA a Luanda

Direitos Humanos trazem Comissária da UA a Luanda

A comissária, que veio a Angola para contactos com as autoridades locais sobre questões relacionadas com a democracia, governação, direitos humanos, eleições, entre outras, manteve, ainda ontem de manhã, um primeiro encontro com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto. A visita será, também, uma oportunidade para se passar em revista a evolução do processo de democratização em Angola, incluindo a preparação das eleições autárquicas, previstas para 2020.

A troca de informações sobre o combate à corrupção em África, análise da experiência de Angola, o reforço do Estado de Direito e a promoção dos direitos humanos no continente poderão igualmente fazer parte da agenda, tal como o Protocolo sobre a Livre Circulação de Pessoas. No centro das conversações também estão a inserção de quadros angolanos nas actividades do Departamento de Assuntos Políticos da UA, incluindo nas Missões de Observação de Eleições. No período da tarde desta Quartafeira, o secretário de Estado para as Relações Exteriores, Teté António, ofereceu um almoço à comissária para os Assuntos Políticos da Comissão da União Africana.

O programa da visita prevê ainda, para Quinta-feira, encontros de trabalho com o juiz conselheiro presidente do Tribunal Constitucional, Manuel Aragão, e o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida. Cessouma Minata Samate termina a sua visita a Angola na Sexta- feira (amanhã), após um encontro com o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz. Nascida a 14 de Julho de 1961, Cessouma Minata Samate é a embaixadora do Burkina Faso na Etiópia e representante permanente do seu país junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA).