Angotic lança pequenos satélites produzidos em Angola

Angotic lança pequenos satélites produzidos em Angola

Os primeiros testes dos Cansats, para melhor preparação do lançamento dos pequenos satélites produzidos pelos formandos, foram feitos com sucesso no dia 11 do presente mês. O Cansat Angolano é um picossatélite criado para finalidades educativas com o qual os formandos podem ter uma primeira experiência científica em projectos espaciais cumprindo todas as fases, desde desenho de uma missão, construção, testes e lançamento. O “ Cansat” é a representação de um satélite real num volume de lata de refrigerante de 330 ml, criado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação com o concurso do Departamento de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada (DCEPA) em cooperação com a comunidade académica angolana.

Os formandos trataram de questões teóricas e práticas, desde o desenho das suas próprias missões, a construção e testes. Os resultados obtidos até ao momento foram satisfatórios. O curso de construção e lançamento de pequenos satélites tem como objectivo principal a transferência de conhecimentos teóricos e práticos para a academia nacional sobre Ciência e Tecnologia Espacial. Engloba questões como o porquê da exploração espacial, generalidades sobre pequenos satélites, desenho de uma missão de satélite, o Cansat angolano, práticas de montagem de Cansat, testes, lançamento, recolha e análise dos dados. O curso teve a duração de quase um mês e contou com a participação de mais de 126 formandos de cerca de 26 instituições de ensino superior de Angola, provenientes de várias províncias do país, entre elas Luanda, Cabinda, Lunda-sul, Lunda-Norte e Malange.

Os testes experimentais realizados mostraram-se satisfatórios, demonstrando a viabilidade de se fazer o lançamento mediante uma aeronave (helicóptero). Os resultados dos testes realizados no local do lançamento dos Cansats mostraram que os pequenos satélites devem ser lançados a uma altitude máxima de 400m, com uma velocidade do vento não superior a 14km/h, a fi m de estimar uma posição precisa de recolha dos pequenos satélites mediante as coordenadas GPS para uma melhor comunicação com a estação terrena. A comunicação traduziu-se na recepção de dados telemétricos vindos dos Cansats e envio de comandos a partir da estação terrena para os pequenos satélites. O lançamento do Cansat está enquadrado no Fórum e Exposição Internacional de Tecnologias de Informação “Angotic”, que o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação organiza de 18 a 20 de Junho no Centro de Convenções de Talatona ( CCTA).