Fórum Angotic 2019 arranca hoje em Luanda

O evento inicia hoje até ao dia 20, em Luanda, e vai reunir mais de 200 expositores e 150 palestrantes, entre nacionais e internacionais, que vão mostrar as novas tecnologias e reflectir à volta do potencial e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação

O Fórum e Exposição Global de Tecnologias de Informação e da Comunicação (Angotic 2019), inicia hoje até ao dia 20, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), numa realização do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e com o foco voltado para tecnologias agrícolas. O certame decorre sob o lema ”Fazendo o futuro”, no qual a Angotic é uma plataforma que se propõe apresentar ferramentas tecnológicas que visam resolver problemas ligados à indústria, banca e seguros, saúde, educação, agricultura, pescas e outros domínios da economia e da sociedade.

Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, António de Sousa, este vai ser um evento de partilha de conhecimentos e um centro de encontro para entidades governamentais, actores estabelecidos na indústria e provedores de serviços móveis emergentes. “Sob iniciativa do Governo, pela segunda vez a Angotic vai reunir individualidades de vários sectores e extractos, líderes do sector público e privado e representantes da indústria de todo o ecossistema das TIC´s dos continentes africano, europeu, americano e asiático”, referiu.

Com mais de 200 expositores e 150 palestrantes, entre nacionais e internacionais, incluindo a realização de 54 sessões plenárias e paralelas. Entre os prelectores nacionais está o governador do BNA, José de Lima Massano, um dos convidados, que deverá abordar o tema “Digitalização, transformando a economia e a sociedade”. Durante os três dias, serão feitas apresentações sobre vários temas, como a economia electrónica, a quarta revolução industrial, ciber segurança, órgãos reguladores e indústria na era digital e outros.

Empresas que lideram o sector vão expôr no evento

Durante o encontro, empresas que lideram o sector no país e no mundo vão expôr produtos inovadores, tecnologias e aplicações, destacando-se projectos- chave sobre redes e oportunidade de transferência de conhecimento. O fórum deverá promover as “smart cities” ou cidades inteligentes, projectos nos quais um determinado espaço urbano é palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informações sensíveis ao contexto, de gestão urbana e acção social dirigidos por dados. O certame é realizado anualmente e tem a intenção de internacionalizar Angola no mundo das tecnologias, daí a razão da realização simultânea do fórum Angotic e a exposição global sobre TIC. Entre as 8 mil individualidades aguardadas no evento, mais de 100 são estrangeiras, com destaque para os ex-primeiros-ministros de Cabo Verde e do Haiti, José Maria das Neves e Laurent Lamothe, duas figuras interventivas em iniciativas sobre as TIC´s.

Fórum Angotic

O Angotic – Angola ICT Fórum 2019 é um evento global de tecnologia de informação e de comunicação, para partilha de conhecimentos e um centro de networking para entidades governamentais, actores da indústria e provedores de serviços móveis emergentes. A Feira permitirá dar maior visibilidade às competências do mercado angolano, com reflexos importantes na geração de emprego, renda e qualidade de vida e na melhoria do ambiente de negócio.

leave a reply