PR apela à solidariedade para com as vítimas da seca no sul do país

PR apela à solidariedade para com as vítimas da seca no sul do país

O Presidente da República, João Lourenço, apelou, nesta quinta-feira, através da sua conta no Twitter, à contínua busca de apoios para os milhares de sinistrados da seca no Sul do país. Segundo o Chefe de Estado, o momento crítico para o Sul de Angola avizinha-se (Julho, Agosto e Setembro), pelo que os milhões de angolanos devem continuar solidários, para salvar vidas naquelas comunidades.
“Seja solidário, doe o que pode”, escreveu o Presidente da República.
Para além do Cunene, a província mais afectada, a população do Cuando Cubango, da Huíla, do Namibe, de Benguela e do Cuanza Sul sentem, igualmente, os efeitos da seca.
A propósito do fenómeno, em Abril deste ano, o Governo aprovou um pacote financeiro fixado em 200 milhões de dólares para solucionar problemas estruturantes ligados aos efeitos destrutivos na província do Cunene.
Em despacho, o Titular do Poder Executivo determinou que os sectores correspondentes desencadeassem os procedimentos de contratação, por concurso público, dos serviços para a edificação de um conjunto de obras com aquele fim.
Em concreto, o Presidente da República orientou que se construa um sistema de transferência de água do rio Cunene, que partirá da localidade de Cafu até Shana, nas áreas de Cuamato e Namacunde.
A obra está estimada em kwanzas o equivalente a 80 milhões de dólares.
Um segundo projecto será a construção de uma barragem na localidade de Calucuve e o seu canal adutor associado, num custo global de 60 milhões de dólares, correspondentes em moeda nacional.
Será também construída outra barragem e o respectivo canal adutor, na localidade de Ndue, também no valor de 60 milhões de dólares, equivalentes em kwanzas.
Além do concurso público para encontrar empresas que possam edificar as obras anunciadas, João Lourenço determinou, em despacho, a contratação dos necessários serviços de fiscalização.