Uma biografia com “revelações inéditas” sobre Mário Cesariny

Uma biografia com “revelações inéditas” sobre Mário Cesariny

Descrita como “retrato vivo de uma das maiores vozes da poesia portuguesa”, esta biografia intitulada “O Triângulo Mágico — Uma Biografia de Mário Cesariny” concilia vida e obra, passado e futuro daquele que é considerado o principal representante do surrealismo português. Além disso, publica algumas “revelações inéditas” sobre o autor, além de apresentar um grande conjunto de informação adicional, indica a editora. António Cândido Franco, autor também de “O Estranhíssimo Colosso”, biografia de Agostinho da Silva, descreve Mário Cesariny de Vasconcelos como alguém que “nunca teve medo da liberdade e deu de barato qualquer verniz para se apresentar aos seus contemporâneos”.

“A vida de Cesariny tem desta forma um traço mágico. É uma vida exemplar no seu timbre de revolta, de resistência, de luta assanhada contra um meio mesquinho”, acrescenta. Tendo feito parte de uma geração e de uma época em que os poetas e escritores abdicavam da sua biografia por causa da censura, Mário Cesariny lutou desde muito cedo para assumir uma vida cheia, sem censuras ou censores, “para ligar a palavra e a vida numa mesma busca de liberdade e de espírito”, explica António Cândido Franco. Poeta, pintor e referência fundamental do surrealismo português, é tido como uma das maiores vozes da poesia portuguesa do século XX, sendo de destacar ainda o seu trabalho de antologista, compilador e historiador, um tanto polémico, das actividades surrealistas em Portugal.

Para Cesariny, que fez parte do famoso grupo do Café Gelo (tertúlia que juntava várias personalidades artísticas da chamada segunda geração surrealista), o surrealismo representava “a realização total do nosso estado de espírito, a defesa do amor, da liberdade e da poesia”, diz o autor da biografia. Segundo António Cândido Franco, a obra de Mário Cesariny, tanto na poesia como na pintura e na vida real, foi testemunho dessa enorme vontade de viver. “Rebelde, insólito, desafiador, Cesariny marcou com a sua obra várias gerações de leitores e de autores que fazem dos seus versos referências únicas, que ultrapassam a pura literatura e o colocam sempre mais além, na própria vida”, afirma. António Cândido Franco é autor de vários estudos sobre literatura e cultura portuguesas, além de romances, poesia e peças de teatro, e é também professor na Universidade de Évora. Alguns dos seus títulos são: “A Literatura de Teixeira de Pascoais” (2000), “A Rainha Morta e o Rei Saudade” (2003), “Viagem a Pascoais” (2006), “O Apocalipse de D. Carlos” (2008), “Notas para a Compreensão do Surrealismo em Portugal” (2013) e “O Estranhíssimo Colosso” (2015).