Donos de casa têm mais títulos

Com a realização da Taça das Nações em Futebol – CAN, em Junho do ano em curso, o Egipto confi rma a sua força no futebol em África, a nível de clubes, selecções e diplomático. o Egipto é o campeão dos campeões do CAN, e dos que mais organizou a competição, confi rmando a sua força a nível do futebol continental (cinco títulos, e um deles conquistado em Angola).

A sua força não fi ca apenas pelas selecções. É nos clubes onde tudo começa: Al Ahly e Zamalek “mandam” no futebol em África, marcando presença todos os anos nas competições continentais.

Ao longo dos tempos, o Egipto produziu jogadores que se tornaram referências. oussan Houssan, Midó, Abutrika e agora Mohamed Sala são alguns nomes daquele país árabe que já se rendeu ao futebol angolano. Prova disso é a contratação de quatro jogadores para o “colosso” Al Alhy. São os casos de Avelino Lopes, Flávio Amado e gilberto Amaral (um verdadeiro embaixador de Angola naquele país), todos eles saídos do Petro de Luanda em 2001. E agora do 1º de Agosto saiu geraldo, que já marca com a camisola do clube mais titulado do Egipto e de África .

Texto de. Miguel Kitari

 

leave a reply