Feira da Banana estimada em 35 milhões de Kwanzas

A oitava edição da Feira da banana (FEIBA) arranca hoje, Sexta-feira, em Caxito, província do Bengo, com a participação de mais de 200 expositores, entre nacionais e estrangeiros, representando um aumento de 80 por cento em relação à edição anterior. Com custos estimados em 35 milhões de Kwanzas, vai decorrer até ao dia 23 deste mês, nas instalações da Fazenda AgroLider, no município do Dande.

O número de expositores poderá aumentar devido à redução em 50 por cento do preço do metro quadrado do aluguer dos stands.

A organização vai cobrar no pavilhão interior o preço de 30 mil Kwanzas, contra os 60 mil anteriores, enquanto na zona exterior a taxa está fixada em 10 mil, contra os 20 mil cobrados na edição passada.

Para a exposição, o pavilhão interior terá stands com nove metros quadrados, enquanto no exterior destinado às maquinarias agrícolas os espaços terão 54 metros quadrados.

As províncias de Benguela, Uíge, Malanje, Zaire, Cuanza Norte e Luanda, assim como as representações dos seis municípios da província confirmaram já a sua participação. Além de contactos de negócios, em paralelo serão abordados, em seminário, temas sobre “os caminhos para a produção agrícola no alcance da auto-suficiência alimentar”, “a prevenção e controlo de doenças e pragas, produto saudável, consumo seguro e vida mais”.No evento, serão apresentadas as potencialidades que a província possui nos domínios da indústria, turismo, transporte, pesca, obras públicas, geologia e minas, e agricultura, além de equipamentos e maquinarias utilizadas no processo de produção, processamento e comercialização.

A província do Bengo produz anualmente 236 mil toneladas de banana, mas a perspectiva até 2022 é atingir 563 mil e 279 toneladas.

error: Content is protected !!