Taxistas que assaltavam passageiros detidos pelo SIC

O Serviço de Investigação Criminal apresentou os resultados das suas actividades operacionais de 30 de Maio a 20 de Junho, em que consta a detenção de dois jovens, supostos taxistas, que assaltavam passageiros, sob ameaça de morte com arma de fogo, no Cazenga

Os dois elementos fazem parte de uma associação de malfeitores (sem denominação), que o SIC desmantelou parcialmente. Os detidos, de 31 e 32 anos de idade, simulavam a prática de serviço de táxi em várias artérias da cidade (São Paulo, Mabor, Kicolo e Cazenga) e realizavam crimes de roubo com arma de fogo contra os passageiros.

As vítimas eram surpreendidas, a bordo de uma viatura de Marca Toyta Hiace Comuter, azul e branca com a chapa de matrícula LBB-23-08, com a arma de fogo em posse ilegal dos meliantes e obrigadas a entregar todos os seus pertences. A Polícia continua a investigar no sentido de desmantelar na totalidade o grupo, uma vez que é composto por cinco elementos.

Enquanto num caso os taxistas eram os meliantes, noutro os meliantes eram os passageiros. Três outros cidadãos detidos, com idades compreendidas entre 20 e 23 anos, dedicavam-se à prática do crime de roubo de motorizadas na via pública, no município do Kilamba Kiaxi, Bairro do Palanca, Rua D, com recurso a arma de fogo, fazendo-se passar por passageiros.

Aqui, os supostos passageiros orientavam o mototaxista a deixá-los num determinado local, já combinado com seus comparsas, e, de seguida, atacavam a vítima apresentando as suas armas de fogo e obrigando-a a entregar a motorizada e todos os seus pertences.

Foram ainda detidos três indivíduos, de 25 anos de idade, pelo crime de roubo qualificado da viatura Toyota Hilux branca, com a chapa de matrícula LD-63-80-FL, equipada com GPS, às 19h00 do passado dia 01 deste mês, na cidade do Kilamba, e recuperada na Província de Benguela, após um trabalho coordenado entre o proprietário e o SIC-Luanda e Benguela.

Outros dois cidadãos nacionais, com 39 e 53 anos de idade, que roubavam viaturas no Huambo foram detidos no município de Viana (Zango e Luanda Sul).

De forma resumida, no âmbito do combate à criminalidade violenta, o Serviço de Investigação Criminal de Luanda realizou, no período de 30 de Maio a 20 de Junho corrente, actividades operacionais que resultaram no esclarecimento de 49 crimes diversos, detenção de 92 cidadãos, desmantelamento de uma associação de malfeitores, apreensão de 32 armas de fogo e um engenho explosivo, 15 viaturas diversas, 13 motorizadas diversas, 7g de cocaína, 100 Kg de estupefaciente liamba, vários artigos e utensílios de uso doméstico e ainda artefactos utilizados para o cometimento de crimes.

A Polícia aproveitou a oportunidade para aconselhar os cidadãos a não reagirem a acção dos marginais, particularmente aquelas em que os mesmos se apresentem armados, a fim de evitar males maiores; e a prestarem maior atenção nas paragens de táxis, porque existem alguns cidadãos de má-fé fazendo-se passar por taxistas e no momento oportuno, sob ameaça de morte, apossam-se dos bens dos passageiros.

leave a reply