Taxistas que assaltavam passageiros detidos pelo SIC

Os dois elementos fazem parte de uma associação de malfeitores (sem denominação), que o SIC desmantelou parcialmente. Os detidos, de 31 e 32 anos de idade, simulavam a prática de serviço de táxi em várias artérias da cidade (São Paulo, Mabor, Kicolo e Cazenga) e realizavam crimes de roubo com arma de fogo contra os passageiros.

As vítimas eram surpreendidas, a bordo de uma viatura de Marca Toyta Hiace Comuter, azul e branca com a chapa de matrícula LBB-23-08, com a arma de fogo em posse ilegal dos meliantes e obrigadas a entregar todos os seus pertences. A Polícia continua a investigar no sentido de desmantelar na totalidade o grupo, uma vez que é composto por cinco elementos.

Enquanto num caso os taxistas eram os meliantes, noutro os meliantes eram os passageiros. Três outros cidadãos detidos, com idades compreendidas entre 20 e 23 anos, dedicavam-se à prática do crime de roubo de motorizadas na via pública, no município do Kilamba Kiaxi, Bairro do Palanca, Rua D, com recurso a arma de fogo, fazendo-se passar por passageiros.

Aqui, os supostos passageiros orientavam o mototaxista a deixá-los num determinado local, já combinado com seus comparsas, e, de seguida, atacavam a vítima apresentando as suas armas de fogo e obrigando-a a entregar a motorizada e todos os seus pertences.

Foram ainda detidos três indivíduos, de 25 anos de idade, pelo crime de roubo qualificado da viatura Toyota Hilux branca, com a chapa de matrícula LD-63-80-FL, equipada com GPS, às 19h00 do passado dia 01 deste mês, na cidade do Kilamba, e recuperada na Província de Benguela, após um trabalho coordenado entre o proprietário e o SIC-Luanda e Benguela.

Outros dois cidadãos nacionais, com 39 e 53 anos de idade, que roubavam viaturas no Huambo foram detidos no município de Viana (Zango e Luanda Sul).

De forma resumida, no âmbito do combate à criminalidade violenta, o Serviço de Investigação Criminal de Luanda realizou, no período de 30 de Maio a 20 de Junho corrente, actividades operacionais que resultaram no esclarecimento de 49 crimes diversos, detenção de 92 cidadãos, desmantelamento de uma associação de malfeitores, apreensão de 32 armas de fogo e um engenho explosivo, 15 viaturas diversas, 13 motorizadas diversas, 7g de cocaína, 100 Kg de estupefaciente liamba, vários artigos e utensílios de uso doméstico e ainda artefactos utilizados para o cometimento de crimes.

A Polícia aproveitou a oportunidade para aconselhar os cidadãos a não reagirem a acção dos marginais, particularmente aquelas em que os mesmos se apresentem armados, a fim de evitar males maiores; e a prestarem maior atenção nas paragens de táxis, porque existem alguns cidadãos de má-fé fazendo-se passar por taxistas e no momento oportuno, sob ameaça de morte, apossam-se dos bens dos passageiros.