PR felicita jornalista angolana Luísa Rogério

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, este Domingo, a jornalista angolana Luísa Rogério, pela sua recente eleição para a Comissão Executiva da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ). “Os meus parabéns à jornalista angolana Luísa Rogério, eleita membro da Comissão Executiva da Federação Internacional de Jornalistas, no decurso do Congresso realizado em Tunis”, escreve o Chefe de Estado angolano, na sua conta na rede social Twitter.

“Só com trabalho árduo, profissionalismo e perseverança somos reconhecidos”, acrescenta o Presidente, antes de concluir: “Angola se orgulha”, pelo reconhecimento da jornalista. Quadro sénior das Edições Novembro, Luísa Rogério foi eleita no dia 13 de Junho, durante o 30º Congresso da Associação de Jornalistas do Mundo, que congrega 187 sindicatos de 141 países.

Luísa Rogério e outros 15 membros eleitos na mesma ocasião passam a fazer parte do restrito grupo que formula as principais acções executivas da FIJ, que reúne seis mil filiados. É pela primeira vez que um jornalista angolano integra a Comissão Executiva da FIJ, como titular.

Além de Angola, foram igualmente eleitos dois outros países de língua portuguesa, designadamente Brasil e Portugal, num evento que tem sido considerado inédito na história da organização, fundada em 1962. O congresso de Túnis ficou marcado, também, pelo facto de ser pela primeira vez que um africano assume o cargo de presidente do FIJ, o marroquino Younes Mjahed, que, durante longos anos, exerceu a função de vice-presidente. Natural de Luanda, Maria Luísa de Carvalho Rogério sempre esteve ligada ao mundo do jornalismo, tendo ingressado no quadro efectivo das Edições Novembro em Julho de 1985. Fora das redacções, foi secretária- geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), entre Novembro de 2004 e Outubro de 2015.

error: Content is protected !!