Angola fortalece cooperação militar com a China

Angola fortalece cooperação militar com a China

A informação foi prestada nesta segunda-feira, em Luanda, pelo ministro angolano da Defesa Nacional, Salviano Sequeira, quando discursava na abertura das conversações oficiais entre representantes militares dos dois países. Como sectores prioritários na cooperação militar com o país asiático, Salviano Sequeira apontou os ligados ao fornecimento e à manutenção de produtos da indústria de defesa, assistência técnica, formação de especialistas e construção de infra-estruturas para o exército angolano.

Segundo o governante angolano, a cooperação com a China apresenta resultados promissores na área de defesa, o que constitui um marco para a sua consolidação. O vice- presidente da Comissão Central de Defesa da República Popular da China, coronel-general Xu Qiliang, que também interveio na cerimónia, manifestou a disponibilidade do seu país em manter a cooperação no interesse das partes.

A delegação militar chinesa está na capital angolana desde Domingo e tem em agenda, entre outros encontros, visitas à Base Naval da Marinha de Guerra Angolana, ao Museu de História Militar e a Escola Superior de Guerra. A comitiva chinesa deixa Luanda na Quarta- feira, de regresso ao seu país.