Polícia sul-africana estreita cooperação com congénere angolana

Polícia sul-africana estreita cooperação com congénere angolana

A comitiva foi recebida, ontem, pelo 2°Comandante Geral da Polícia Nacional, comissário- chefe António Maria Sita, que, na ocasião, enalteceu os esforços empreendidos pelos dois países na região austral do continente africano, no que concerne à manutenção e reposição da ordem e tranquilidade públicas. Por sua vez, a directora adjunta de Crimes Prioritários da África do Sul, tenente general,Matakata, adiantou que o seu país pretende assinar acordos nas áreas de formação de quadros, segurança pública e investigação criminal.

Realça-se que a comitiva sulafricana visitou a direcção de Segurança Aeroportuária, a Delegação Provincial do Ministério do Interior, o Centro de Comando e Controlo Operacional da Polícia Nacional, a Direcção Nacional de Viação e Trânsito e o Comando de Polícia de Cavalaria e Cinotecnia. No mesmo dia, ontem, um posto policial, construído pelo projecto “Baía de Luanda”, foi entregue ao Comando Geral da Polícia Nacional, para apoiar o patrulhamento de bicicleta na Ilha do Cabo, distrito da Ingombota. Enquadrado no projecto “Turismo Seguro”, do Comando Geral da PN, o patrulhamento de bicicleta na Baía de Luanda é feito a partir do Porto de Luanda até ao ponto final, na avenida Murtala Mohamed. O segundo comandante-geral da Polícia Nacional, António Maria Sita, disse, na ocasião, que as instalações vão servir também para os agentes da esquadra da Ilha que, neste momento, está a ser reabilitada. António Maria Sita explicou que este plano de patrulhamento de bicicleta, enquadrado no policiamento de proximidade, deverá estender-se para algumas áreas dos municípios de Talatona, Viana, Kilamba, Sequele e Vida Pacífica.

De acordo com o segundo comandante- geral, a brigada possui 100 bicicletas e conta com 30 efectivos que terão turnos com base nas necessidades operativas do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.