Exposição “ANGOLA JANGA” conta história de Palmares, principal foco de resistência à escravidão no Brasil colonial

Exposição “ANGOLA JANGA” conta história de Palmares, principal foco de resistência à escravidão no Brasil colonial

O Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA), em Luanda, acolherá esta Sextafeira, 28, a exposição “Angola Janga” do ilustrador brasileiro, Marcelo D’Salete. A mostra, com entrada gratuita, foi trazida a Angola pela Embaixada do Brasil e está inserida no Projecto “Brasil em Quadrinhos”, idealizado pelo Ministério das Relações Exteriores deste país-irmão, em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Foi baseada no premiado trabalho de banda desenhada com o mesmo nome e poderá ser visitada até 11 de Agosto.

O projecto visa fomentar o gosto pela leitura e promover a literatura em língua portuguesa, utilizando a capacidade das bandas desenhadas de contar histórias relevantes de forma lúdica e facilmente compreensível por públicos de todas as idades. Contando com os impactantes recursos gráficos das bandas desenhadas, a colecção “Angola Janga” evidencia a contribuição das populações de origem africana para a formação política, económica e sócio-cultural do Brasil, trazendo à reflexão os seus desdobramentos até aos nossos dias. Excepcional trabalho de ficção, fundamentado em profunda pesquisa histórica, a colecção “Angola Janga” cristaliza os 11 anos de dedicação do cartunista e professor Marcelo D’Salete, agraciado em 2018 com o prémio Jabuti, um dos mais relevantes do universo editorial brasileiro, na categoria “Histórias em Quadrinhos” (HQ), denominação da “banda desenhada” no Brasil, com o troféu HQ Mix. “Angola Janga” ou “Pequena Angola”, é o codinome do Quilombo dos Palmares, principal foco de resistência à escravidão no Brasil colonial.

Formado em fins do Século XVI, em Pernambuco, por sucessivas levas de foragidos dos engenhos de açúcar, Palmares constituiu, por mais de 100 anos, um verdadeiro reino africano em terras brasileiras, resistindo às forças coloniais portuguesas e holandesas. Assim, a data da morte de Zumbi dos Palmares viria a tornar-se o “Dia Nacional da Consciência Negra”, celebrado anualmente no Brasil

. Expansão da banda desenhada

No quadro desta prestigiada exposição, os anfitriões do CCBA em Luanda, adiantaram que a produção de bandas desenhadas no Brasil vive um momento de efervescência, com o lançamento de grande multiplicidade de títulos, crescente peso no contexto da indústria criativa e contínuo reconhecimento internacional.

Nesta óptica, “Angola Janga” e o projecto “Brasil em Quadrinhos” procuram também fomentar o intercâmbio entre artistas e apreciadores da “nona arte” do Brasil e de Angola. Além da presença de Marcelo D’Salete, que estará em Luanda, na segunda quinzena de Julho, para uma série de oficinas, palestras e entrevistas, está prevista a participação de renomados cartunistas angolanos, a serem anunciados em breve