Ministério da Cultura lança Bienal de Luanda

Ministério da Cultura lança Bienal de Luanda

Marcada para realizar- se entre os dias 18 e 22 de Setembro, a bienal de Luanda é uma plataforma que visa desenvolver e consolidar uma cultura de Paz e não-violência, desencadeando um movimento Pan-Africano que promova a diversidade cultural e a unidade africana. Mais de 15 países africanos e da diáspora, convidados de outros continentes já confi rmaram a sua participação.

Além de manifestações artísticas e culturais dos seus respectivos países, a bienal reunirá, na capital angolana, representantes governamentais, membros da sociedade civil, do sector privado, da comunidade artística e científi ca, instituições e organizações internacionais. A bienal concentrar-se-á em quatro eixos que serão desenvolvidos em quatro diferentes espaços na capital do país.

O primeiro é um “Fórum de Ideias e da Juventude”, que visa a disseminação de boas práticas e soluções para a prevenção de crises, resolução e mitigação de confl itos. O segundo é um “Festival de Culturas”, onde os países africanos e a diáspora poderão mostrar a sua diversidade cultural e resiliência aos confl itos e violência. O terceiro eixo está voltado para a “Aliança de Culturas e Desportos pela Paz”.

O último eixo está voltado para construir uma “Aliança de Parceiros para a Cultura da Paz em África”, e visa a mobilização de recursos e parceiros para apoiar a bienal e desenvolver projectos e iniciativas de maior escala que se mostraram bem-sucedidos no continente africano. Com o evento tripartido (Angola, União Africana e UNESCO), o país quer promover também a harmonia e irmandade entre os povos através de actividades e manifestações culturais e cívicas, com a integração das elites africanas e representantes da sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, assim como intelectuais, artistas e desportistas.

A bienal visa ainda a criação de um movimento africano que, possa disseminar a importância da cultura de paz, tendo em conta o desenvolvimento e afi rmação dos países africanos em vários domínios, particularmente na defesa dos direitos humanos e das minorias, assim como o combate à corrupção. A realização em Angola prova a vontade política do governo em estabelecer uma cooperação cada vez mais estreita com a Unesco com vista a promoção de uma verdadeira cultura de paz em África e representa o reconhecimento do exemplo de Angola no fortalecimento da Paz e da reconciliação nacional.

Entre os países convidados, Egipto, Marrocos, Etiópia, Quénia, Rwanda, Mali, Nigéria, Cabo Verde, República do Congo, RDC, Namíbia, África do Sul, Brasil e Itália já confi rmaram as suas presenças na Bienal de Luanda