Mais de duas mil pessoas atacadas por animais no Cazenga em seis meses

Mais de duas mil pessoas atacadas por animais no Cazenga em seis meses

Duas mil 640 pessoas foram atacadas, de Janeiro a Junho de 2019, por diversos animais no município do Cazenga, em Luanda, mais 640 casos em comparação ao igual período do ano anterior.

No mesmo período, segundo dados do Centro dos Serviços Veterinários do Cazenga, foram também aplicadas 1.980 vacinas contra a raiva em cães, gatos e macacos, mais 900 vacinas em comparação ao período de Janeiro a Junho de 2018.
O responsável dos serviços veterinários do município do Cazenga, Artur Massaqui, afirmou que são registados diariamente 20 casos de mordedura animal em vários pontos do município.
No período em referência, as autoridades sanitárias não tiveram conhecimento de óbitos em consequência de mordedura de animal.
O responsável dos serviços veterinários adiantou que tendo em conta o número de casos registados é fundamental a promoção de campanhas massivas de vacinação antirrábica para evitar uma epidemia de raiva.

Sublinhou que apesar do número de casos de mordedura animal ser considerado elevado, as respostas são dadas de imediato, mas os donos devem levar sempre os animais a vacinação.

Artur Massaqui disse que os serviços prestados pelo centro veterinário do Cazenga são a titulo gratuito e além da vacinação, consulta de desparasitação, retirada de carraças, em alguns casos é feita a assistência para as vitimas de mordeduras.

Aconselha as pessoas que eventualmente forem mordidas por animais a lavar de imediato a ferida com água e sabão, um procedimento a ter em conta como primeiros socorros caso o animal esteja infectado com raiva e então procurar assistência médica.

A raiva é uma doença infecciosa e mortal transmitida aos mamíferos através de mordedura de cães, gatos e macacos contaminados pelo vírus. O cão é o principal transmissor da raiva nas zonas urbanas e suburbanas.