Grupo Zahara em condições para entrar no sistema do IVA

Grupo Zahara em condições para entrar no sistema do IVA

O Grupo Zahara, um dos maiores na área de retalho no país, tem toda a máquina preparada em termos de recursos humanos e sistemas tecnológicos e de informação para a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que entra em vigor a partir de 01 de Outubro próximo.

A directora Comercial e de Marketing do grupo, Teresa Afonso, frisou que os sistemas estão preparados, o que pressupõe a reestruturação do talão de compras do cliente, pois o imposto tem de estar discriminado em todos os artigos que se encontram sujeitos ao IVA.

“O Grupo Zahara tem vindo a preparar-se para aplicar o IVA na data inicialmente estipulada (01 de Julho) e está devidamente preparado para dar resposta ao conjunto de requisitos relacionados às obrigações deste novo imposto”, disse.

Teresa Afonso informou que os colaboradores têm recebido formações de técnicos internos e de consultoras externas, especializadas no assunto, com vista a dar resposta a todas as necessidades para uma boa implementação deste novo imposto. 

Referiu constar nas prioridades do Grupo, criado em 2014, e actualmente com 9 mil colaboradores, ajudar a transformar e desenvolver a economia local, desmentindo boatos postos a circular nas redes sociais segundo os quais há uma redução do número de fornecedores. “Pelo contrário, temos procurado diversificar a rede de fornecedores, principalmente ao nível nacional”, disse.

Acrescentou que, além da dificuldade de acesso às divisas, estão a ser estabelecidos procedimentos na cadeia comercial de oferta de bens da cesta básica e outros bens prioritários de origem nacional.

“Damos prioridade à compra de bens feitos em Angola, limitando, desta forma, a importação de alguns produtos em prol do desenvolvimento da economia nacional”, concluiu.

A entrada em vigor do IVA estava inicialmente marcada para 01 de Julho.

Com Angop