91 quilos de cocaína destruídos ontem em Benguela

91 quilos de cocaína destruídos ontem em Benguela

A apreensão da droga, ocorreu durante operações desencadeadas pelo Serviço de Investigação Criminal, em que se inclui, também, 125 gramas de crack, 93.674 mil quilos de liamba e 1.271 plantas de cannabis, provenientes dos municípios do Chongorói e do Balombo. Durante a mesma operação, o Serviço de Investigação Criminal, em Benguela, identificou na província 206 novos casos de tráfico e consumo de drogas diversas.

De acordo com o subcomissário Almerindo Almeida, director provincial do Serviço de Investigação Criminal em Benguela, foram detidos 245 cidadãos, dos quais 19 são conhecidos como usuários de droga pesada. Do número de detidos, 211 são do género masculino, 34 do feminino, acusados de uso, transportação e venda de drogas. Almerindo Almeida disse que o tráfico de drogas constitui um dos grandes fenómenos que obstaculizam e retardam o desenvolvimento psico-motor do ser humano.

Para Mário Jorge, procurador do Ministério Público em Benguela, a luta contra o uso ilícito de drogas merece a intervenção de toda a sociedade, desde a família, instituições de ensino e religiosas, centros de reeducação, órgãos de justiça, defesa e segurança, associações de carácter cívico, entre outros. De igual modo, exortou às autoridades de defesa e ordem pública, no sentido continuarem a desenvolver acções atinentes ao combate deste fenómeno, de modo a salvaguardar a construção de uma sociedade justa e dignificante.