ADPP promove campanha de sensibilização para exploração racional das florestas

ADPP promove campanha de sensibilização para exploração racional das florestas

Em declarações à ANGOP, o professor da ADPP, Raul Chivangulalu, que deu a conhecer o facto, disse que a mesma terá a duração de cinco dias e será mais incisiva no Monte de Nossa Senhora, localizado no morro “Bangela”, que está rodeado por uma vegetação e pequenas árvores típicas da região e de substituição difícil. Raul Chivangulalu acrescentou que os estudantes estão a passar informações sobre a arborização e técnicas preventivas de catástrofes naturais, assim como a fazer a demonstração de boas práticas ecológicas para uma melhor utilização dos recursos florestais no município da Caála.

Com este programa, os estudantes estão também a incutir ideias nas famílias camponesas e fabricadores de carvão relacionadas com o repovoamento florestal comunitário, através de métodos simples e mais barato que passam pela utilização de sementes produzidas pelas árvores que são abatidas. Ela (campanha) foi definida para avaliar os métodos de exploração de florestas e incentivar as famílias camponesas a aderirem ao plano voluntário de plantação de árvores nas zonas onde são feitos os abates no sentido da produção de carvão para o uso doméstico.

No abate de uma árvore, as famílias camponesas e fabricadores de carvão estão a ser recomendadas a fazer duas plantações para manter as florestas protegidas e participar na prevenção do aquecimento global, que tem sido já um esforço internacional para manter o planeta mais protegido. Por outro lado, fez saber que o conjunto de estudantes concentrado no município da Caála vai também inteirar-se do actual sistema de educação, económico e saneamento básico, para servir de matéria de investigação no sentido de reforçar a base académica dos alunos.