Novo Data Center da ITA entre em funcionamento no mês de Setembro

Com um investimento de aproximadamente USD 10 milhões, a nova infra-estrutura vai duplicar a capacidade na oferta de serviços a empresas do mercado nacional nos diferentes sectores da economia, do sector petrolífero, bancário e outros

A operadora de telecomunicações Tecnologias da Internet de Angola vai inaugurar no próximo mês de Setembro do ano em curso o seu Data Center (Centro de Dados). A construção da infra- estrutura está avaliada em 10 milhões de dólares, avançou em exclusivo ao OPAÍS o presidente do Conselho de Administração da ITA, Rolf Mendelson A infra-estrutura, localizada no bairro Patriota, está instalada num edifício de dois pisos, com a capacidade para mais de 180 mil servidores.

O novo centro de processamento de dados contará com redundância tripla de conectividade, segurança, refrigeração, energia e ligação com todos os grandes operadores de serviços de telecomunicações, características que o tornam um dos mais fiáveis e robustos centros de processamento de dados de Angola. Segundo o responsável, a inauguração do novo data Data Center é um dos principais desafios da operadora, pois vai permitir às empresas a utilização de serviços de alto nível e, principalmente, manter os seus dados críticos dentro do país.

Por outro lado, vai impulsionar o surgimento e desenvolvimento dos serviços das Micro e pequenas empresas. Para já, avançou, estão em carteira projectos de ampliação de novas infra-estruturas a nível de algumas províncias do país, nomeadamente, Benguela, Huambo, Bié e Malanje. “Queremos construir novas infra-estruturas não só em Luanda, mas também na província do Huambo, Bié, Benguela, Cabinda e, ainda este ano, em Malanje”, adiantou. Referiu que em 2018 a operadora facturou um rendimento à volta dos cinco mil milhões de kwanzas. Actualmente com 600 clientes no mercado, a ITA emprega 170 trabalhadores dos quais 98% nacionais e sete expatriados. O Datacenter vai disponibilizando soluções completas de serviços de Colocation, Hosting e Serviços em Cloud.

Sobre a ITA

Fundada em 2005, como um provedor de serviços de Internet vocacionado para garantir um serviço de excelência técnica e humana a grandes clientes corporativos, está comprometidoa com o desenvolvimento de Angola. “Ao longo da nossa história, expandimos o portefólio de serviços e soluções, incrementando a inovação e garantindo a redundância das nossas ligações a cada vez mais clientes com diferentes dimensões e necessidades”, disse Rolf Mendelson.

error: Content is protected !!