Senegal apreende 798 kg de cocaína escondida em carros num navio

O Senegal apreendeu 798 kg de cocaína escondidos dentro de carros novos num navio que viajava do Brasil, informou neste Domingo a autoridade alfandegária, a mais recente de uma série de grandes apreensões ao longo da costa da África Ocidental neste ano

A cocaína foi descoberta durante a noite dentro de 15 carros que o navio, que ancorou no porto da capital Dakar, transportava. A descoberta ocorre após a apreensão, na última Quarta-feira, de 238 kg de cocaína contrabandeados do Brasil de maneira semelhante pelo porto de Dakar.

Os contrabandistas de drogas usam a África Ocidental como um ponto de transbordo de cocaína a caminho da América do Sul para a Europa. Na semana passada, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime disse que 3,4 toneladas de cocaína foram apreendidas em África em 2017, até os níveis de 2013, depois de cair para 1,2 toneladas em 2015, embora os dados provavelmente subestimem a extensão do tráfico de drogas no continente.

As apreensões na África Ocidental estão em alta este ano, com varias quantidades incomumente grandes interceptadas. Em Janeiro, Cabo Verde apreendeu 9,5 toneladas de cocaína num dos maiores golpes da região. Dois meses depois, a Guiné-Bissau registou a sua maior apreensão de cocaína quando interceptou 789 quilos num caminhão de peixes. A maior apreensão do Senegal ocorreu em 2007, quando as autoridades apreenderam quase 2,5 toneladas de cocaína no valor de mais de USD 300 milhões.

error: Content is protected !!