AN quer integração das políticas públicas

A primeira vice-presidente da Assembleia Nacional (AN), Emília Carlota Dias, solicitou, esta Terça-feira, o empenho dos deputados na integração das políticas públicas, a fim de permitir que o país alcance os objectivos do desenvolvimento sustentável.

Ao discursar na abertura do workshop sobre o Dia Internacional do Parlamentarismo, a deputada indicou que é necessário melhorar as condições de vida das populações e, ao mesmo tempo, combater as mudanças climáticas que têm afectado a saúde e a educação dos cidadãos.

Emília Carlota Dias manifestou, também, a necessidade do reforço da democracia através da participação dos cidadãos na vida parlamentar, estabelecendo diálogos eficientes e inclusivos com os mais diversos actores da sociedade civil. A deputada entende que os jovens e as mulheres devem estar mais representados no Parlamento e em todos os órgãos de decisão política, “para assegurar uma transição geracional sustentada nos conhecimentos e na experiência dos mais-velhos”.

O Dia Internacional do Parlamentarismo

A efeméride resultou de uma deliberação da Assembleia- Geral da União Inter-parlamentar (UIP), em referência à data da fundação da organização, a 30 de Junho de 1889, em Paris (França), tendo participado, na altura, nove parlamentos, entre os quais o da Libéria, como único país africano presente. UIP agrega 193 países, dos quais 54 são de África, incluindo o Parlamento angolano. A Organização tem-se constituído num espaço multilateral de fortalecimento da democracia, das relações e da solidariedade entre os povos.

error: Content is protected !!