Angolano herói na Alemanha recusa emprego nos bombeiros

André Tiago Manuel agradece o convite formulado, mas diz estar feliz no seu actual posto de trabalho, onde colabora há 10 anos. Na próxima Terça-feira, 9, o herói angolano será homenageado na cidade de Herten, na presença de membros da Embaixada de Angola naquele país Europeu

Volvidos mais de sete dias desde que o angolano arriscou a sua vida para salvar 65 crianças alemãs, na cidade de Bochum, que se encontravam no interior de um autocarro que se incendiou quando circulava numa autoestrada, as manifestações de carinho e agradecimento não param de chegar. Desta vez foi o Comando do Corpo de Bombeiros da cidade de Herten que disponibilizou uma vaga para que o jovem André Tiago, de 36 anos, faça a formação e, posteriormente, ingresse nos quadros da instituição. Na Segunda-feira, 1 de Julho, André Manuel foi convidado a visitar um dos quartéis dos bombeiros e aceitou o desafio de realizar manobras simuladas, trajado como se de um bombeiro se tratasse. Todavia, recusou o convite para ingressar na corporação. Em declarações ao jornal OPAÍS, realçou que congratula- se com todas as manifestações de carinho, mas não está disponível a largar a sua actual empresa, que lhe foi muito útil quando mais precisou.

“Sou um dos melhores trabalhadores da minha firma, o meu chefe ajudou-me nos momentos mais difíceis e estou contente aqui. Por enquanto, não vejo razões para mudar”, disse o jovem, acrescentando que pelo seu desempenho ao longo dos 10 anos a sua empresa sempre depositou confiança em si. André Tiago reiterou ter ajudado as 65 crianças sem objectivo de conseguir qualquer protagonismo ou recompensa. No entanto, a direcção dos Bombeiros deixou em aberto o convite caso o angolano mude de ideias. Ele, que se descreve como uma pessoa batalhadora, fez várias formações profissionais em diferentes instituições de ensino da Alemanha, dentre elas a de electricidade, serralharia e mecânica. No âmbito profissional, o destaque recai para a sua passagem na gigante construtora de automóveis, a Mercedes Benz.

Presença da Embaixada

Pela coragem e espírito de bravura que teve, André Tiago será homenageado pelo Governo Alemão na próxima Terça-feira, em presença da embaixadora de Angola naquele país, Balbina da Silva, e de outros membros do seu pelouro. Está ainda prevista outra homenagem pela Erich-Klausener- Schule, a escola das 65 crianças e pelos bombeiros. O acto heróico aconteceu no dia 24 de Junho, quando Tiago, motorista de uma empresa de entrega de encomendas de mercadorias, se deslocava para o seu local de trabalho. Viu o autocarro que circulava na auto- estrada A2, na cidade de Bochum, em direcção a Hannover a pegar fogo. Alertou o condutor para que parasse de imediato, mas este ignorou-o em várias ocasiões. Insistente, o jovem continuou a fazer sinais ao seu colega de estrada, mas como este continuava a não dar sinal de abrandamento, André Tiago arriscou a sua vida fazendo uma manobra perigosa para forçar a paragem do transporte escolar até que o outro condutor cedeu. De seguida, entrou na viatura e retirou de lá todas as crianças e os seus pertences. Vários meios de comunicação da Alemanha e de outros países europeu noticiaram o facto enaltecendo a coragem do angolano.

 

leave a reply