Conselho Executivo da UA abre Cimeira Extraordinária em Niamey

Conselho Executivo da UA abre Cimeira Extraordinária em Niamey

A 35ª Sessão do Conselho Executivo vai preparar, de 4 a 5 de Julho, a Cimeira Extraordinária da UA, marcada para Domingo, dia 7, cujo destaque recai para o Lançamento da Fase Operacional da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), referem em nota os Serviços de imprensa da Representação Permanente de Angola na UA. Na capital do Níger, a delegação angolana será chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, integrando ainda o titular da pasta do Comércio, Joffre Van-Dúnem, Francisco da Cruz e Georges Chikoti, embaixadores na Etiópia e UA, e no Reino da Bélgica e UE, respectivamente, bem como Eustáquio Quibato, na Nigéria.

Os dois encontros foram antecedidos pela 38ª Sessão do Comité de Representantes Permanentes (embaixadores) dos Estados Membros da União Africana, realizada no período de 17 a 27 de Junho, na sede da UA, em Addis-Abeba. Em Niamey, antes de os submeter aos Chefes de Estado, o Conselho Executivo vai discutir diversos relatórios como o da Reunião dos Ministros Africanos do Comércio, que já ocorre (1 e 2), o do Comité Ministerial para a Implementação da Agenda 2063, assim como o do Comité Ministerial de Candidaturas ao Sistema internacional. Igualmente vão debruçar-se sobre o Relatório do Alto Representante da UA para o Financiamento da União e Fundo para a Paz, Operacionalização do Centro da União Africana para a Reconstrução e o Desenvolvimento Pós- Conflito (CRDPC), Utilização do Espanhol como Língua de Trabalho da União Africana.

À mesa estarão ainda o Relatório da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), Eleição de Quatro Membros do Conselho Consultivo da União Africana sobre a Corrupção, Actividades do Comité Ministerial sobre os Desafios da Ratificação/ Adesão dos Tratados da OUA/UA, Proposta do Tema para o Ano de 2020 “Silenciar as Armas: Criando Condições Favoráveis para o Desenvolvimento de África”. Da agenda de trabalhos do Conselho Executivo consta também a Apreciação e Adopção do orçamento para 2020, dos Instrumentos Jurídicos da Agência de Desenvolvimento da UA (AUDA- NEPAD), da Nova Estrutura da Comissão da União Africana.