Joana Taya exibe “Partículas Encantadas” no Espaço Luanda Arte

Joana Taya exibe “Partículas Encantadas” no Espaço Luanda Arte

Dezasseis telas compõem a exposição individual da artista angolana Joana Taya, com o título “Partículas Encantadas”, a ser inaugurada no ELA – Espaço Luanda Arte, esta Sexta-feira, 5, às 18 horas. A mostra com a curadoria da própria artista e do anfitrião, Dominick Tanner, ficará patente ao público até 4 de Setembro e é constituída por 13 telas de 95 x 116 cm, 2 de 97 x 108 cm, e 1 de 95 x 99 cm. As obras, segundo a artista, levaram cerca de 4 meses a serem criadas e podem ser vistas nos períodos habituais, na referida galeria. A autora da exposição, Joana Taya, convidada a comentar a obra, referiu que cada indivíduo é um universo singular de átomos, moléculas e poeira estrelar numa galáxia de partículas encantadas.

A artista recordou, que vimos todos da mesma essência, mas somos todos compostos por elementos e células de uma única conjugação eléctrica, seres únicos, cada qual com a sua vibração e encanto inigualável. “Somos estrelas na terra e cada grânulo a brilhar da sua maneira neste universo magnífico”, disse. Com Rostos focados na história, cada ruga, cada sinal, expressões de corpos com batidas, melodias ímpares a dançar pela vida neste planeta e via láctea imensa, esta colecção retrata a poção e a simbiose de compostos de diversidade nesta sinfonia que cria cada indivíduo numa partícula encantada.

Impressões

Um dos Artistas Urbanos mais importantes em Portugal, Mário Belém, no elogio à exposição, afirma que: “Há muitas formas de elogiar um artista (vá por mim: o artista gosta de todas elas). … Mas faço aqui o melhor elogio que um outro artista me poderia fazer: “Joana, adorava ter uma destas tuas peças na minha parede”. No final de contas o melhor elogio que se pode fazer a um artista é comprar-lhe uma peça e dar uma casa digna a essa obra.

Percurso

Natural do Lobito, Angola, vive e trabalha entre Lisboa e Luanda. Desenhadora Gráfica e Pintora, com Mestrado em Desenho Gráfico e Artes da University of Creative Arts, Farnham, Reino Unido. Tem exposto o seu trabalho em galerias e exposições diferentes em Angola (Luanda), Noruega (Stavanger), China (Shanghai), na República Checa (Brno) e Alemanha (Berlim). Ao longo da sua carreira artística experimentou médias diferentes, para além da pintura, nomeadamente colagens, artes gráficas e digitais, fotografia e costura. Para além de pintora, também foi professora de Desenho Gráfico em duas Universidades em Stavanger durante 5 anos, e também trabalhou como freelancer em Desenho Gráfico. A sua obra pertence a várias colecções nacionais e internacionais.