Parlamentos, angolano e portugueses, reforçam cooperação

O presidente da Assembleia da República de Portugal, Eduardo Ferro Rodrigues, cumpre a partir desta Quinta-feira, 4, uma visita de trabalho de 6 dias ao nosso país. A visita ocorre inserida na IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) a decorrer em Luanda de 8 ao 10 de Julho. Durante a sua estadia em Angola, Eduardo Ferro Rodrigues prevê manter contactos com distintas individualidades do Governo, com destaque para o Presidente da Republica, João Lourenço e o seu homólogo, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”.

Entretanto, estes momentos serão antecedidos, isto no segundo dia de trabalho, pelo início das conversações oficiais entre as delegações dos dois Parlamentos. A agenda que preenche a estadia do chefe do Parlamento português reserva uma visita guiada ao Palácio da Assembleia Nacional, onde poderá participar num almoço oficial a ser oferecido pelo seu anfitrião. Eduardo Ferro Rodrigues vai encontrar-se também com o governador provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova, e visitará alguns locais de interesse históricos e cultural da capital do país, como o Memorial Antonio Agostinho Neto.

Angola e Rwanda conjugam esforços para a estabilidade regional

O Presidente da República, João Lourenço, encorajou o seu homólogo ruandês, Paul Kagame no sentido de prosseguir na senda do desenvolvimento com vista a propiciar a crescente estabilidade económica daquele país. Lourenço expressou este voto por via de uma mensagem endereçada ao Presidente Paul Kagame por ocasião do 57º aniversário da Independência Nacional do Rwanda, assinalado a 1 de Julho, onde refere ter plena convicção de que a conjugação de esforços entre os dois países ajudará na redução das tensões que ainda afectam a região. O Chefe de Estado angolano espera que os esforços comuns contribuam para o estabelecimento de uma paz duradoura na região dos Grandes Lagos.

Em nome do povo, do Governo angolano e no seu próprio, o Presidente João Lourenço felicita o Chefe de Estado e o povo rwandês pela celebração do Dia da Independência Nacional. Entretanto, o Estadista angolano felicitou, por outro lado, o Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, por ocasião do 57º aniversário da Independência daquele país, assinalado, também, a 1 de Julho. João Lourenço formula, na missiva, votos de progresso e prosperidade e manifesta o desejo de aprofundar as relações de cooperação existentes entre os dois países. Na mensagem, o Chefe de Estado angolano faz votos de boa saúde, bem-estar e felicidades ao Presidente e ao povo do Burundi.