Comunidade da Vila Flor beneficia de consultas gratuitas

Comunidade da Vila Flor beneficia de consultas gratuitas

Inseridas nas suas acções de responsabilidade social, os Heróis de Azul, um projecto social do Standard Bank de Angola em parceria com a Associação Médicos Pela Vida, e outros a título individual, realizam hoje, a partir das 9 horas, consultas médicas gratuitas nas especialidades de estomatologia, pediatria, fisioterapia e clínica geral. Jelson Domingos, coordenador dos Heróis de Azul, diz que serão feitos vários testes rápidos, dentre os quais os de chicungunya, malária e dengue, e serão ainda disponibilizadas a medicações para cada utente, dependendo da patologia que apresentar.

Os especialistas prevêem atingir, nas consultas, cerca de 300 pessoas, pelo que, fruto das experiências em outras actividades, dizem- se preparados em termos logísticos e em recursos humanos. Tendo em conta que as comunidades vizinhas ao aperceberem-se das consultas poderão ocorrer ao local, o coordenador da equipa revelou que já estão confirmados 30 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório, e 20 voluntários que trabalham como pessoal de apoio. O local onde a comunidade da Vila Flor poderá recorrer para fazer as consultas, testes e receber a medicação de forma gratuita é o colégio São João Bosco. No local estarão duas ambulâncias para auxiliar o serviço no caso de se necessitar de fazer alguma transferência de doente para uma unidade hospitalar de referência.

De acordo com Jelson Domingos, actividades do gênero já se realizaram no município da Quiçama e nas barras do Dande e do Cuanza. Actualmente está a ser feita uma campanha de recolha de donativos para apoiar as vítimas da seca no Cunene e dentro em breve farão chegar os bens a uma comunidade daquela província. Ainda no corrente mês, os novos beneficiários das consultas serão os moradores do Lar da Nazaré e de seguida a equipa parte para Malanje.