Ministra do Turismo destaca potencialidades de Mbanza Kongo

Ministra do Turismo destaca potencialidades de Mbanza Kongo

A ministra do Turismo, Ângela Bragança, destacou, na Sexta-feira, as potencialidades turísticas da província do Zaire, particularmente do município de Mbanza Kongo

 

Ângela Bragança, que falava à imprensa no final da reunião da Comissão Nacional Multisectorial para a Salvaguarda do Património Mundial presidida pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, lamentou apenas o facto de a capacidade hoteleira ser limitada, com dois hotéis, num total de 340 quartos.

Apesar deste constrangimento, fez saber que o sector tem já elaborado um roteiro definido para alavancar o turismo cultural em Mbanza Kongo. Adiantou que será criada uma rede para se reforçar o roteiro e, desta forma, atrair turistas para Mbanza Kongo, dando vida com a criação de envolventes capazes de capitalizar o público.

A actual capital provincial do Zaire e antiga capital do Reino do Kongo tem numerosos locais de interesse turístico, de rara beleza exótica. Uma das zonas muito frequentadas é a estância turística que se estende ao longo do rio Tuco, localizada 12 quilómetros a Sul de Mbanza Congo. Ao longo da estrada que liga os municípios de Mbanza Congo e Tomboco existem também paisagens exóticas e exuberantes entrecortadas por diversos riachos de água límpida e imponentes rochedos, realçando as maravilhas e a força da natureza.

Mas são as grutas de NzauÉvua, localizadas na comuna do Nkiende, a 62 quilómetros de Mbanza Kongo, o orgulho e cartão-de-visita turístico da localidade. As grutas de Nzau Évua serviram, no passado colonial, de refúgio para os combatentes de luta de resistência contra a ocupação estrangeira.

Estas cavernas, a par do Rio Zaire, concorreram na primeira edição das Sete Maravilhas de Angola. No local foram já construídos várias infra-estruturas sociais, entre dormitórios, piscina, campo multiusos e jangos. Mbanza Kongo, capital do antigo Reino do Kongo, é detentora de um património material e imaterial excepcional. A cidade foi inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO a 8 de Julho de 2017, durante a 41.ª sessão do Comité deste órgão, que decorreu na cidade polaca de Cracóvia (Polónia).