PIIM prevê execução de 17 projectos em Malanje

PIIM prevê execução de 17 projectos em Malanje

Dezassete projectos sociais, voltados à educação, saúde, vias de comunicação, água, infraestruturas administrativas, entre outros, serão executados no município de Malanje até 2020, no quadro do Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM) Para tal, a Administração Municipal de Malanje conta com uma dotação orçamental de 6 mil milhões 300 milhões de Kwanzas, informou o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, durante a apresentação de novos meios para reforçar a recolha de resíduos sólidos no município.

De acordo com o responsável, as primeiras acções do PIIM vão incidir sobre a terraplanagem de 120 quilómetros das vias terciárias do município, que se encontram degradadas. Outrossim, consta ainda no programa a recelagem de 50 quilómetros de vias secundárias da cidade de Malanje, de forma a se melhorar a ligação entre os bairros.

Segundo o administrador de Malanje, foram adquiridos pela Administração novos equipamentos de recolha de resíduos, com destaque para pás, contentores, carros de mão, camião de recolha de lixo e tractores, no valor de 60 milhões de kwanzas, com vista a dar-se resposta às preocupações dos munícipes e melhorar a sua qualidade de vida.

Fez saber que decorre um concurso público para a escolha de uma empresa de saneamento, com vista a coadjuvar a administração nestas tarefas. Paralelamente a isso, a Administração vai reforçar as campanhas de sensibilização junto das escolas e comissões de moradores, com vista mudar comportamentos dos cidadãos. Por sua vez, o governador provincial de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos, reiterou a necessidade de os cidadãos se pautarem por uma conduta exemplar, dando o tratamento adequado ao lixo doméstico.