Restos mortais de António da Silva “Dinguanza” já em Luanda

Restos mortais de António da Silva “Dinguanza” já em Luanda

Os restos mortais de António Henriques da Silva “Dinguanza”, falecido Terça-feira (02) na África do Sul, vítima de doença, chegaram na noite deste Sábado a Luanda, onde serão sepultados na Segundafeira no Cemitério do Alto das Cruzes

O corpo foi recebido, no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por familiares e altas patentes das Forças Armadas Angolanas. Do aeroporto, a urna seguiu em cortejo fúnebre para a sua residência, no bairro Lar do Patriota, onde permanecerá em câmara ardente. Segundo o programa oficial, a cerimónia fúnebre vai decorrer no Quartel do Exército e contará com a presença de titulares de órgãos de soberania, auxiliares do Titular do Poder Executivo, representantes de partidos políticos,de órgãos de defesa, segurança e ordem pública, entre outras entidades.

O programa reserva também uma missa de corpo presente, estando o funeral previsto para Segunda-feira às 11h:00. Em mensagem de condolências, o BP do Comité Central do MPLA sublinha que “Dinguanza”, que tinha 76 anos de idade, ingressou nas fileiras do partido (naquela altura ainda movimento) em 1965, e participou “de forma activa na luta armada de libertação nacional, tendo ocupado várias funções, entre as quais se destaca a de Comandante de Coluna”.

Numa outra nota, a Associação dos ex-Comandos Treinados no Sudão recorda “o camarada Dinguanza como um combatente intrépido, um militante convicto e um patriota exemplar”. Sublinha que António Henriques da Silva faz parte do restrito grupo de subscritores do acto de constituição das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), ocorrido a 1 de Agosto de 1974.