Professores do I e II ciclo do ensino terão curso sobre primeiros socorros

No âmbito do Programa de formação permanente do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (IN EMA), professores do I e II ciclos do ensino deverão ser capacitados sobre primeiros socorros, num ciclo de formação que deverá arrancar ainda este ano na província de Luanda

A informação foi prestada à Angop, pelo coordenador do Centro de Formação Permanente do Inema, Aníbal Monteiro, à margem de um curso de capacitação de 20 funcionários de apoio da Clínica 29 de Novembro, que terminou neste fim-de-semana, em Luanda. Acrescentou que o ciclo de capacitação está abranger pessoas não ligadas à saúde para permitir que um bom número de cidadãos esteja munido de conhecimentos sobre manobras fáceis que lhes permitam socorrer sinistrados até à chegada de técnicos especializados do INEMA no local do acidente.

Deverão ainda beneficiar da formação trabalhadores de instituições públicas e privadas, cuja natureza aglomera acima de mil pessoas, como supermercados. “Em locais com grande afluxo é importante que haja pessoas capazes de socorrer outras pessoas se, por acaso, houver um sinistro, ou mesmo em caso de um acidente rodoviário, até chegar a equipa do INEMA”, disse. Entretanto, o ciclo de formação visa dotar de conhecimentos e técnicas de primeiros socorros pequenas ou grandes organizações da sociedade, essencialmente para permitir que o acometido tenha logo a seguir um atendimento primário até a chegada dos serviços especializados.

Durante a formação, os formando terão aulas sobre “Anatomia do corpo humano”, “Biossegurança”, “Aspectos Básicos dos primeiros socorros”, “Emergências médicas” e “Emergências relacionadas ao ambiente”. São ainda temas, “Desobstrução de vias aéreas (Engasgo e Desengasgo)”, “Ressuscitação cardiopulmonar” e “Desfibrilador externo automático”, “ Prevenção do trauma, cena e biomecânica do trauma” e “Atendimento a feridas”. Os instrutores são do Centro de Formação do INEMA, adstrito ao Ministério da saúde.

error: Content is protected !!