Angola eleita membro do conselho de administração da FAO

Angola eleita membro do conselho de administração da FAO

O representante permanente adjunto de Angola junto das agências das Nações Unidas em Roma (FAO, PAM e FIDA), Carlos Amaral, explicou que a 41ª sessão da conferência da FAO, que decorreu em Roma, de 22 a 29 de Junho, aprovou os novos membros que passaram a fazer parte da lista dos 49 países que compõem este órgão da organização. Para além de Angola, fazem igualmente parte Cabo Verde, Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido, Canada, Japão, Índia e África do Sul, entre outros.

Angola é também membro dos conselhos de administração das outras duas agências das Nações Unidas em Roma, nomeadamente do Programa Alimentar Mundial (PAM) e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Na FAO, Angola integra ainda os comités de Finanças, para a Segurança Alimentar Mundial, Agricultura, Pescas e Florestas. Angola e a FAO têm uma estreita cooperação desde que o país adedr riu à organização em 1977. Em 1982, a agência instalou a sua representação no país.

Devido à guerra civil de 27 anos, que terminou em 2002, as primeiras intervenções da FAO concentraram-se na assistência de emergência, reassentamento das famílias rurais vulneráveis e o fornecimento de insumos agrícolas para a rápida retomada da produção de alimentos, incluindo a formulação e implementação de políticas e projectos agrícolas e pesqueiros, em conformidade com o programa do Governo.

A FAO foi criada em 1945 no Québec (Canadá) como agência das Nações Unidas com o objectivo de erradicar a fome e combater a pobreza a nível mundial. É composta por 194 Estadosmembros, mais a União Europeia e dois membros associados, as Ilhas Faroé e Tokelau. Na recente conferência da FAO, que elegeu o seu novo director-geral, Angola foi representada pelos ministros da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, e das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista.