Merkel quebra protocolo ao receber primeiraministra da Dinamarca após tremores

Merkel quebra protocolo ao receber primeiraministra da Dinamarca após tremores

 

A chanceler alemã, Angela Merkel, recebeu sentada a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, nesta Quinta-feira, um dia após apresentar novos tremores enquanto estava de pé noutra cerimónia oficial

Frederiksen sentouse ao lado de Merkel durante a cerimónia de recepção com honras militares num dia quente de Berlim, antes de as duas caminharem em direcção ao gabinete da chanceler.

Merkel sorria, sem demonstrar sinais de tremores. Após receber o primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rinne, na Quarta-feira, Merkel disse que estava a “lidar” com a questão dos tremores que ocorreram pela primeira vez em meados de Junho, mas insistiu que estava bem e “assim como isso aconteceu, um dia irá desaparecer”.

A chanceler, de 64 anos, ocupa o cargo desde 2005 e não apresenta histórico de problemas graves de saúde. O seu gabinete não forneceu explicações para os episódios.

Na Quarta-feira, ela não deu detalhes sobre quaisquer recomendações ou tratamentos médicos. Especialistas minimizaram as especulações sobre os tremores, dizendo que há múltiplas causas possíveis.

Merkel é reconhecida pela sua ética e tem a reputação de superar outros líderes nas cimeiras da UE com a sua capacidade de se concentrar nos detalhes de discussões complexas no meio da noite.

Em Novembro de 2016, quando anunciado que tentaria um quarto mandato como chanceler, Merkel disse que era “uma decisão não só para uma campanha eleitoral, mas sobre os próximos quatro anos (…) se a saúde permitir isso”.