Projecto Mulheres em Acção prevê formar mais de mil e 300 técnicas até 2021

Mil e 332 pessoas carentes serão formadas em diversas áreas pelo projecto Mulheres em Acção até 2021, em todo país, revelou, em exclusivo a este jornal, a sua coordenadora, Laurinda Joaquim. Actualmente, o projecto formou mais de 500 senhoras nas províncias de Cabinda, Benguela e Luanda.

Stela Cambamba

O programa surgiu com o objectivo de formar mulheres que não tenham oportunidades formação, ou, ainda, para aquelas que têm formação, mas não têm como desenvolver o seu próprio negócio, por falta de capacidades ou de habilidades.

O projecto está a ser implementado pela organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), desde 2016, no território angolano. Nos cursos, administrados gratuitamente, as mulheres aprendem, num período de seis meses, noções básicas e práticas sobre “empreendedorismo”e corte e costura, entre outras habilidades que lhes poderão servir para melhorar a qualidade de vida dos seus dependentes.

Temas ligados à saúde reprodutiva e às doenças sexualmente transmissíveis, entre os quais o VIH/SIDA, bem como a malária, são de abordagem obrigatória. borar os planos de negócio e as ferramentas da gestão de negócios, para que possam desenvolver o seu trabalho de forma mais sustentável. Laurinda Joaquim, coordenadora do projecto, revelou que actualmente há mais mulheres interessadas em frequentar os cursos, sobretudo o de corte e costura.

“Muitas mulheres despertaram. Estão a aderir em massa aos cursos, mas os orçamentos para custear as despesas estão limitados”, disse. Acrescentou que em Luanda, o projecto, que teve início no município do Cazenga, está também presente no bairro da Estalagem (em Viana) desde o ano passado, assim como no Zango. “Por agora temos, já formadas, a nível de Luanda, 220 mulheres”, frisou. Stela Cambamba Entre as habilidades para a vida aprendem, por exemplo, como fazer sabão.

Depois dos seis meses de formação, as mulheres permanecem a frequentar o centro por igual período de tempo, a fim de que os seus projectos sejam monitorados, como se se tratasse de uma incubadora. Findo este período, são inseridas no mercado de trabalho. Somente aquelas que não conseguiram emprego permanecem na instituição, produzindo os seus produtos para comercializar.

Nestes caso, o centro disponibiliza somente os equipamentos, cabendo a elas custear as matérias-primas. Deste modo, conferem-lhes a possibilidade de juntarem dinheiro para comprarem os seus próprios equipamentos.

No curso de empreendedorismo, as mulheres aprendem a elaborar os planos de negócio e as ferramentas da gestão de negócios, para que possam desenvolver o seu trabalho de forma mais sustentável. Laurinda Joaquim, coordenadora do projecto, revelou que actualmente há mais mulheres interessadas em frequentar os cursos, sobretudo o de corte e costura. “Muitas mulheres despertaram.

Estão a aderir em massa aos cursos, mas os orçamentos para custear as despesas estão limitados”, disse. Acrescentou que em Luanda, o projecto, que teve início no município do Cazenga, está também presente no bairro da Estalagem (em Viana) desde o ano passado, assim como no Zango. “Por agora temos, já formadas, a nível de Luanda, 220 mulheres”, frisou.

Inscrições terminam hoje Nos meses de Agosto e Setembro, a coordenação perspectiva que 339 mulheres vão terminar a formação, nas três províncias. Por agora, a nível de Luanda decorrem as inscrições para as candidaturas aos cursos. Tendo em conta o fluxo de mulheres que a eles aderem, a coordenação optou por submetê-las a um teste de admissão.

O processo de candidaturas termina hoje, dia 12 de Julho. Segundo Laurinda Joaquim, o número de inscrições já ultrapassou meta estabelecida, todavia, continuam a aceitar novas inscrições porque as concorrentes serão admitidas em função do resultado no teste. Para além da Igreja Católica que coordena um dos centros no município de Viana, o projecto conta com o financiamento do Bloco 15, coordenado pela empresa petrolífera ExxonMobil.

 

 

error: Content is protected !!