Público do “FESTECA” composto maioritariamente por crianças

Público do “FESTECA” composto maioritariamente por crianças

facto foi constatado pelo OPAÍS durante as actividades realizadas na XIV edição do FESTECA, que decorre desde 4 do corrente mês até Domingo, 14. As exibições nesta série acontecem das 15 horas às 21, sendo que as actividades de carácter formativo são realizadas no período da manhã. A directora do festival, Felismina Sebastião, disse que o facto se deve às actividades culturais e recreativas realizadas ao longo do ano naquele espaço, frequentado por elas. “As crianças da comunidade vêm regularmente ver os espectáculos, não só na altura da realização do FESTECA.

Temos realizado várias actividades ao longo do ano para elas, por isso familiarizaram-se com este ambiente teatral. Elas são, em média as que mais aderem aos espectáculos”, explicou. Felismina Sebastião considerou positiva essa ocorrência, por constatar que desde cedo as crianças e adolescentes se identificam com a arte. A responsável lamentou o facto de os adultos não aproveitarem o festival, assim como as actividades realizadas no Anim’Arte. “Ficamos tristes com isso, mas reconhecemos que a comunidade é preenchida maioritariamente por crianças e adolescentes. Os adultos apresentam várias preocupações, como a do trabalho, entre outras”, considerou.

Conteúdo das peças

Por tratar-se de um festival frequentado por munícipes menores de 18 anos de idade maioritariamente, a organização tem tido cuidados quanto ao conteúdo das peças teatrais apresentadas. A título de exemplo, Felismina Sebastião sublinhou o caso de uma peça exibida na Segunda-feira, que a organização do evento constatou não ser adequada para elas, e de seguida, pediu-se para que se ausentassem do auditório. “Era um espactáculo exclusivamente para adultos. Antes mesmo da peça começar, pedimos que as crianças saíssem da sala. Não foi fácil tirá-las de lá, porque sentiram- se excluídas. Mas com base no diálogo, conseguimos convence- las”, contou. Por essa razão, as peças apresentadas no festival são seleccionadas criteriosamente, sendo excluídas cenas obscenas, para que sejam abrangentes.

Expectativas

A directora avançou que o festival decorre dentro das expectativas, apesar da ausência do grupo de Cabinda, Ikondo Ikuta, por não terem conseguido adquirir os bilhetes de passagem. Entretanto, os demais grupos fizeram as suas apresentações com base no que foi programado. Deste modo, falta a actuação das companhias Estrela D’Alva, do Brasil, Mbeu, de Moçambique e um grupo residente. Isso a decorrer neste no Sábado, 13. Felismina Sebastião realçou também que as oficinas de teatro estão a ser procuradas por actores e não só, facto que considera como uma alavanca para as suas carreiras. Mencionou que o acto formativo realizado pela directora do Centro de Recriação de Maputo, Gigliola Zacara, envolveu cerca de 30 crianças. “É um grupo focado nos trabalhos infantis. Tendo em conta as acções que desenvolvem em Moçambique com crianças, procurou também presentar a sua experiência aos petizes presentes aqui”, indagou.

Encerramento

O FESTECA encerra no Domingo, 14, com a distinção dos participantes em várias categorias, como a de “Melhor encenação”, “Trabalho criativo”, “Performance”, “Melhor cenário”, “Trabalho paralelo”, “ Trabalho de identidade cultural”, “Grupo revelação”, “Actor do festival” e “Actriz do festival”.