Mais de 70 activos da Sonangol serão privatizados

Mais de 70 activos da Sonangol serão privatizados

Um total de 72 activos da petrolífera estatal Sonangol foram entregues ao Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado ( IGAPE) para serem privatizados, adiantou o ministro dos Recursos Minerais e Petróleo, Diamantino Azevedo

O governante falava recentemente numa palestra com o tema “A contribuição do sector petrolífero para diversificação da economia“, que decorreu na 35ª edição da FILDA e garantiu que dentro em breve será publicada uma lista com os nomes dos referidos activos. A medida visa tornar a Sonangol numa verdadeira operadora de petróleo e com o foco no seu objecto social, que é de trabalhar ao longo da cadeia de valores do petróleo.

Alertou ainda que o processo de reestruturação da Sonangol será contínuo e a primeira fase, que está em curso, pressupõe também uma mudança de mentalidade. “Podemos até fazer tudo mas se não houver uma mudança ao nível da mentalidade será sem êxito“, precisou.

Na ocasião, Diamantino Azevedo referiu ainda que o sector que dirige pode contribuir significativamente no processo de diversificação da economia, porém afirma ainda que poderá ser ainda maior, caso se aposte na instalação de indústrias petroquímicas no país. Sublinhou também que o país augura o período 2019/2025 para a resolução das reservas, e neste âmbito foi criada a Agência Nacional de Petróleo e Gás.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANAPG), Paulino Gerónimo, disse que o aumento da produção petrolífera assim como uma maior participação das empresas nacionais e a criação de mais postos de trabalho constituem os principais desafios do sector de petróleo e gás.

Já o presidente da Associação das Empresas de Prestação de Serviços da Indústria Petrolífera em Angola, (AECIPA), Braúlio de Brito, afirmou que em 2017 a indústria petrolífera registou um número de 16 mil trabalhadores no sector de serviços e destes 85% são angolanos. No mesmo ano, o volume de negócios era de USD 14 mil milhões por ano e um rendimento de Kz 900 mil milhões.