Homem sudanês é morto a tiro durante protestos enquanto as partes disputam a transição

Forças para-militares, apoiadas pelo Conselho Militar do Sudão, dispararam contra manifestantes no Estado de Sennar no Sudeste do país, disseram testemunhas, e um homem morreu com um tiro na cabeça, segundo médicos da Oposição

O assassinato ocorreu enquanto o Conselho Militar e a oposição civil discutiam os detalhes finais de um acordo de partilha de poder antes das eleições, depois de o autocrata veterano Omar al-Bashir ter sido deposto num golpe após semanas de protestos em massa. “O espírito do mártir Anwar Hassan Idris foi levantado na cidade de al-Suki, estado de Sennar, depois de ter sido ferido por uma bala na cabeça pela milícia Janjaweed”, disse o Comité de Médicos do Sudão, num comunicado. Uma série de manifestantes, que se mobilizaram contra o uso da violência pela RSF contra algumas manifestações de rua, ficaram feridos no incidente e alguns estavam em estado crítico.

As Forças de Apoio Rápidas paramilitares surgiram de milícias árabes acusadas de cometer atrocidades no Estado Ocidental de Darfur. O comandante da RSF, que também é vice-chefe do Conselho Militar, negou as acusações. A RSF não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters para comentar a morte de Idris. Na capital, Cartum, os negociadores discutem o rascunho de uma declaração constitucional final que organize um período de transição para eleições livres e instauração de um Governo civil.

A manifestação em al-Suki, a 340 quilómetros a Sudeste de Cartum, foi realizada para protestar contra a violência da RSF, acusada de matar pelo menos 128 pessoas num ataque a um protesto em Cartum no dia 3 de Junho e em alguns ataques subsequentes. O Conselho Militar confirmou pelo menos 61 mortes. Conversas prolongadas entre o Conselho Militar e as Forças de Liberdade e Mudança, da Oposição, entraram em colapso após a violenta dispersão dos protestos. Mas conversas directas reviveram depois dos esforços de mediação da União Africana e da Etiópia.

error: Content is protected !!