Quinta de Jugais abre fábrica de charcutaria em 2020

Quinta de Jugais abre fábrica de charcutaria em 2020

A futura unidade industrial de transformação de produtos à base de carne, com entreposto frigorífico de produtos alimentares, eencontra-se em fase de instalação na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, em Viana, com a conclusão prevista para o final do ano. Numa primeira fase, a unidade industrial vai investir na produção de todo o tipo de fiambres e mortadelas e, posteriormente, terá uma linha de enchidos, entre outros, de chouriço normal e picante. Segundo o responsável comercial, Pedro Lucema, o processo está em bom ritmo e os primeiros produtos produzidos serão o fiambre de peru e mortadelas diversas, num investimento estimado em USD 11,5 milhões (10 milhões de euros), que prevê, numa fase inicial, a criação de 80 postos de trabalho distribuídos em diversas áreas.

O responsável comercial avançou que as máquinas ainda não se encontram no país. Porém, chegam nos próximos tempos para a respectiva instalação. “Neste momento, estamos a erguer a estrutura e a preparar os armazéns, só depois chegam às máquinas para montar as linhas de produção”, explica. Sem informações de como será adquirida a matéria-prima, Pedro Lucema, avançou que o projecto teve início em 2014, porém, só este ano, arrancou a construção na unidade que irá diminuir a importação dos produtos que ela produz. Segundo aquele responsável, o principal objectivo é a produção de charcutaria, com base na transformação de carne suína, destinada numa primeira fase a colmatar a disponibilidade de consumo desta categoria de produtos por parte dos consumidores do mercado angolano, actualmente suprida, maoritariamente, pelo recurso à importação.

Quinta Jugais chega a Luanda

A Quinta de Jugais, em Portugal, é especializada em produtos tradicionais da Serra da Estrela, como charcutarias e queijos, com parte da produção destinada a Angola. Além da charcutaria, a Quinta dos Jugais produz doces diversos nomeadamente, marmelada de maçã, pêra, abóbora e marmelo. Isto sem esquecer a gama Natura, feita sem açúcares, de maçã, beterraba, morango, pêssego, ou abóbora com noz.