África do Sul o presidente apoia a HUAWEI como única empresa que pode trazer a 5G para África do Sul

África do Sul  o presidente apoia a HUAWEI como única   empresa que pode trazer a 5G para África do Sul

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, apoiou a gigante de tecnologia Huawei na sexta-feira na cúpula da 4IRSA sobre economia digital em Joanesburgo, onde descreveu a estratégia de seu governo para liberar oportunidades económicas na era digital.

Perto do final de seu discurso, o presidente voltou sua atenção para as relações multilaterais, que, segundo ele, devem reflectir também uma postura favorável para a economia digital global.

Ramaphosa disse que a ação dos EUA contra a Huawei é um exemplo de proteccionismo que afectaria o sector de telecomunicações da África do Sul.

“Esse impasse entre a China e os EUA, onde a empresa de tecnologia Huawei está sendo usada como vítima por causa de seus sucessos, é um exemplo de proteccionismo que afectará nosso próprio sector de telecomunicações, particularmente os esforços para lançar a rede 5G, causando um revés em outros redes também. ”Ele disse.

Ele disse que várias empresas de telecomunicações escreveram para ele para expressar suas preocupações sobre as restrições comerciais impostas à Huawei pelo governo dos EUA.

   “As empresas de telecomunicações se uniram e me escreveram uma carta dizendo que essa disputa entre os EUA e a China em torno da empresa chamada Huawei vai nos machucar porque não podemos ir para a 5G e somente a Huawei pode nos levar à 5G”, disse ele.

Com as discussões comerciais entre os EUA e a China a serem retomadas, Ramaphosa disse que a gigante das telecomunicações chinesa foi uma vítima.

“Apoiamos uma empresa que levará nosso país e, de fato, o mundo a tecnologias melhores, e isso é o 5G. Não podemos nos dar ao luxo de ter nossa economia retida por causa dessa luta. Estamos satisfeitos que na Cúpula do G20, a China e os EUA puderam se encontrar e disseram que vão relaxar algumas das restrições impostas à Huawei, para que ela possa continuar a lidar com outras várias empresas. ”

O texto completo do discurso do Presidente Ramaphosa pode ser encontrado em: https://4irsa.org/storage/2019/07/Presidential-address.pdf