Conflitos e situação humanitária dominam XX Sessão do Fórum Parlamentar do CIRGL

Conflitos e situação humanitária dominam XX Sessão do Fórum Parlamentar do CIRGL

O encontro está a analisar a situação humanitária e os conflitos na República Democrático do Congo, no Burundi, República Centro africana, Sudão do Sul e prevê também a preparação da X Assembleia geral do Fórum Parlamentar-CIRGL. Na secção de abertura, o presidente do Comité Executivo, Daniel Abibi, confirmou que a situação política de segurança e humanitária é preocupante em alguns países membros desta organização.

Acrescentou que a evolução da situação no Sudão fez daquele país uma outra área de tensões intensas e constitui uma ameaça à paz e à segurança na região. Por outro lado, o deputado da República Centro Africana, David víncia Nhanga, disse que a implementação do acordo assinado em Cartum em Fevereiro do ano em curso, por conta de contribuição de catorze grupos armados, trouxe muita esperança àquele país e o Governo tem feito tudo para criar as condições de boa implementação do acordo e a Assembleia Nacional tem um papel importante neste processo para a paz e reconciliação nacional.

Conjugação de esforços dos Estados membros

Já a segunda vice-presidente da Assembleia Nacional (AN), Suzana Augusta de Melo, em representação do presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, afirmou que o que mais preocupa a região é a insegurança, questões humanitárias, sociais, desenvolvimento económico, integração regional, ambiente, questões do género, infância e de pessoas vulneráveis. Os desafios, segundo, Suzana de Melo, ultrapassam a capacidade individual de cada Estado para dar respostas atempadas, adequadas e satisfatórias aos “nossos cidadãos”.

“A razão desta incapacidade reside no facto de que tais desafios solicitam soluções que são comuns e as respostas devem resultar na conjugação de esforços entre os Estados membros”, disse a responsável parlamentar. O encontro encerra hoje com a apresentação e discussão do relatório de actividades e financeiro do FP-CIRGL para o período de Janeiro a Junho de 2019, bem como a aprovação e discussão da proposta de agenda da futura X sessão do fórum, com data e local ainda por indicar.