incêndio criminoso em estúdio de animação do Japão pode ter deixado 30 mortos

incêndio criminoso em estúdio de animação do Japão pode ter deixado 30 mortos

O primei ro-ministro japonês, Shinzo Abe, classificou o incêndio na cidade de Kyoto o episódio de violência brutal mais recente num país conhecido pelas suas taxas de crime baixas como “assombroso demais para as palavras”, e expressou condolências pelas vítimas.

A Polícia colocou sob custódia um homem de 41 anos que gritou “morram”, enquanto espalhava o que parecia ser gasolina ao redor do edifício de três andares da empresa Kyoto Animation pouco depois das 10 horas (horário local), segundo a emissora pública NHK.

As mortes de 20 pessoas foram confirmadas, e ao menos outras 10 estavam sem sinais vitais depois de serem encontradas no estúdio, disse uma autoridade do Corpo de Bombeiros de Kyoto. Fumaça branca e preta emanava Vítima congolesa do Ébola pode ter entrado no Rwanda e no Uganda A mulher foi uma das quase 1.700 vítimas do actual surto de 11 meses da doença altamente contagiosa, que a OMS elevou para uma emergência internacional de saúde na Quartafeira e que até agora tem sido efectivamente confinada ao Nordeste da República Democrática do Congo.

Três pessoas morreram no Uganda no mês passado. Mas elas não espalharam o Ébola ainda mais para lá, e o Ruanda nunca teve um caso registado. A peixeira congolesa vomitou várias vezes em Mpondwe, um mercado do outro lado da fronteira, no Uganda, a 11 de Julho, poucos dias antes da sua morte, disse a OMS na Quarta-feira, citando um relatório das janelas carbonizadas do prédio, mostraram imagens de televisão.

“Ouvi o som dos camiões dos bombeiros e saí de casa, e vi grandes chamas emanando do edifício”, disse um menino de 16 anos, segundo citação da NHK. “Agentes do Corpo de Bombeiros estavam a tentar resgatar os feridos num parque próximo, mas parece que não eram suficientes”, acrescentou.

O primeiro-ministro Abe disse tratar-se de um incêndio criminoso. “Hoje, muitas pessoas foram mortas e feridas num caso de assassinato por incêndio criminoso em Kyoto”, escreveu no Twitter. “É assombroso demais para as palavras”. As 10 pessoas sem sinais vitais foram encontradas no interior do prédio, algumas no terceiro andar e outras numa escadaria que leva ao telhado, disse a autoridade dos bombeiros.

O suspeito está ferido e a ser tratado  num hospital, por isso a Polícia não conseguiu interrogá-lo, disse a NHK. A Polícia de Kyoto não quis comentar. As redes sociais japonesas testemunharam muitas manifestações de solidariedade com o estúdio, e alguns usuários publicaram imagens de animações. Muitos usaram a hashtag “#PrayForKyoani”, uma referência à Kyoto Animation. Os crimes violentos são relativamente raros no Japão, mas incidentes graves ocasionais chocaram o país. O caso desta Quinta-feira é o pior incidente de violência no Japão desde um suposto incêndio criminoso num prédio de Tóquio, em 2001.