Bolton ‘envenena’ Reino Unido na tentativa de arrastar Londres para ‘pântano’, segundo Zarif

Bolton ‘envenena’ Reino Unido na tentativa de arrastar Londres para ‘pântano’, segundo Zarif

“Não se enganem: tendo falhado em atrair Donald Trump para a Guerra do Século, e temendo o colapso da sua equipa, John Bolton está a virar o seu veneno contra o Reino Unido, na esperança de arrastá-lo para um pântano. Só a prudência e a previdência podem frustrar tais manobras”, escreveu o ministro iraniano das Relações Exteriores no Twitter. Bolton declarou no início deste mês que o Irão permanecerá sob pressão até que Teerão abandone o seu programa de armas nucleares e as “actividades violentas” na região.

Também neste Domingo (21), o embaixador iraniano no Reino Unido, Hamid Baeidinejad, declarou que o Irão continua a manter a sua posição e está pronto para “diferentes cenários”, depois que o petroleiro britânico Stena Impero foi apreendido no estreito de Ormuz. “O governo do Reino Unido deve conter as forças políticas nacionais que querem escalar a tensão existente entre o Irão e o Reino Unido muito, além da questão dos navios. Isto é bastante perigoso e insensato num momento tão sensível para a região. No entanto, o Irão está firme e pronto para diferentes cenários”, escreveu Baeidinejad no Twitter.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores britânico anunciou que poderá impor sanções diplomáticas e económicas contra o Irão, incluindo, em particular, o congelamento bens iranianos. Na Sexta-feira (19), a Guarda Revolucionária iraniana interceptou o petroleiro britânico Stena Impero em águas territoriais iranianas, tendo escoltado o navio até ao porto de Bandar Abbas. A tripulação do petroleiro, composta por 23 homens, incluindo três russos, permanece a bordo, mas o armador não a pode contactar. As autoridades iranianas disseram que a tripulação estava de boa saúde e que o petroleiro está ancorado no porto.