FNUAP investe na dignidade das mulheres vítimas da seca

Vinte e quatro mil e 965 “kits de higiene íntima” de emergência vão ser distribuídos de Agosto a Dezembro deste ano a mulheres em idade fértil, em 23 municípios mais afectados pela seca na Huíla, namibe, Cunene e Bié, pelo FnUAP

De acordo com o oficial do programa do género, jovem e situações humanitárias do Fundo da ONU para a População (FNUAP), Luís Samacumbi, a acção está orçada em USD 580 mil e o kit integra roupas e produtos de higiene íntima, assim como bens de suporte a um parto digno e seguro.

Explicou que, em situações de calamidade, como seca, a problemática da violência baseada no género e saúde sexual reprodutiva são relegadas para o último plano, porque as prioridades vão para a comida, água e outros bens.

“E que não deve ser assim”, opinou. Para si, uma em cada três mulheres sofre dessa violência em contextos de emergência, quando falta comida, água e a sua instituição alerta para a necessidade de se prestar maior atenção às mulheres e raparigas. Na província da Huíla, 147mil 179 pessoas foram afectadas pela seca, particularmente, residentes nos municípios dos Gambos, Chibia, Humpata.

error: Content is protected !!