Seca expõe milhões de pessoas à insegurança alimentar no Zimbabwe

Seca expõe milhões de pessoas à insegurança alimentar no Zimbabwe

O PAM disse que o auge do período de fome será entre Janeiro a Março de 2020. Programa Mundial de Alimentos alerta que o período de fome atingirá o pico no auge da temporada de escassez entre Janeiro e Março de 2020. A previsão é de que 59% das famílias rurais, ou mais de 5,5 milhões de pessoas, sejam afectadas. Mais de um terço de famílias rurais enfrentam insegurança alimentar no Zimbabwe por causa da seca severa que afecta o país.

O número corresponde a cerca de 3,5 milhões de pessoas, segundo o Programa Mundial de Alimentos, PMA. Citando a recém-concluída Avaliação de Subsistência Rural do Comitê de Avaliação de Vulnerabilidade do Zimbábue, o porta-voz do PMA, Hervé Verhoosel, disse que a situação deve durar até setembro e piorar em dezembro. Para os próximos nove meses, PAM disse que precisará urgentemente de USD 173 milhões para atender a essas necessidades humanitárias no país. Temporada de Escassez O PAM afirma ainda que o auge do período de fome será entre Janeiro a Março de 2020. A previsão é de que 59% das famílias rurais, ou mais de 5,5 milhões de pessoas, enfrentem insegurança alimentar. Verhoosel explicou que a dimensão da insegurança alimentar no Zimbabwe leva a agência da ONU a planear o aumento da ajuda humanitária para alcançar mais de 2 milhões de pessoas durante o pior período da temporada de escassez. Assistência Até lá, segundo o PAM, as equipas continuarão a fornecer assistência alimentar às populações mais vulneráveis.

O objectivo é, ao mesmo tempo, continuar a ajudar as comunidades a construir resiliência às mudanças climáticas e futuros impactos. Para os próximos nove meses, disse Verhoosel, a agência precisa urgentemente de USD 173 milhões para atender a essas necessidades. Comitê O Comitê é formado pelo Governo, agências da ONU, organizações não-governamentais e outras organizações internacionais.

A Avaliação de Subsistência Rural fornece informações essenciais para governos e parceiros de desenvolvimento sobre programas de subsistência rural no país do Sul do continente africano. O PAM contribui financeiramente e tecnicamente com a avaliação.