Bienal de jovens criadores da CPLP espelha talentos no Museu Nacional de História Militar em Luanda

Bienal de jovens criadores da CPLP espelha talentos no Museu Nacional de História Militar em Luanda

O Museu Nacional de História Militar em Luanda é a partir desta Quarta-feira, até 28 deste mês, o palco da IX Edição da Bienal de Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O certame com a duração de cinco dias tem como lema “Juventude da CPLP Unida pela Cultura” e juntará mais de uma centena de jovens criadores desta comunidade, segundo relatos da organização.

O evento visa contribuir para o reforço do processo de integração da juventude, aproximação, intercâmbio e debate entre as diferentes identidades culturais e artísticas, promover espaço de debate, e de reflexão sobre o mosaico de criações artísticas e culturais dos jovens. A Bienal constitui um espaço de debate e reflexão sobre as criações artísticas e culturais dos jovens da Comunidade Lusófona, com enfoque no debate e na partilha de vivências nas diversas esferas da vida política, económica e social, bem como a divulgação de políticas públicas para a juventude da CPLP e do mundo.

O programa prevê a realização de várias actividades em vários domínios, desde artes visuais (escultura, pintura, fotografia, desenho, gravura, grafite e artes digitais). Inclui sessões de teatro, música, dança, exposição de livros, recitais, projecção de curta e longa- metragens, documentários, workshops sobre artes, entre outras actividades. O evento foi adoptado pela I Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP realizada em 1996, em Lisboa, Portugal. A I edição do certame realizou-se em 1998, na cidade da Praia, em Cabo Verde, e a VII, no Cine Teatro de Cerveira, Portugal.

O evento inseriu-se na XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira (Portugal) e contou com 180 jovens artistas em início de carreira, entre os 250 participantes, com a presença de ministros dos nove países da CPLP, numa sessão presidida pelo ministro português da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.