Rússia: resposta não demoraria se pilotos russos se sentissem ameaçados por caças sul-coreanos

Rússia: resposta não demoraria se pilotos russos se sentissem ameaçados por caças sul-coreanos

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta Terça-feira (23) que dois caças F-16 sul-coreanos fizeram manobras pouco profissionais ao cruzarem a trajectória dos aviões estratégicos russos, pondo em perigo a sua segurança.

“A 23 de Julho de 2019, dois bombardeiros estratégicos Tu-95MS da Força Aérea russa estavam em vôo programado numa zona de águas neutras do Mar do Japão [também conhecido como mar do Leste]”, comunicou o ministério russo. O Kremlin também refutou as alegações dos responsáveis sul-coreanos sobre o disparo de “tiros de advertência”.

“Não houve ‘fogo de advertência’ por parte dos caças sul-coreanos. Se os pilotos russos tivessem sentido uma ameaça à segurança – a resposta não teria demorado”, ressaltou o departamento russo. “Na área das ilhas Dokdo [Takeshima], dois caças F-16 sul-coreanos aproximaram-se da aeronave russa, fazendo manobras pouco profissionais, cruzando a trajectória dos aviões porta-mísseis estratégicos russos e criando uma ameaça à sua segurança. Os pilotos sul-coreanos não contactaram as tripulações do Tu-95MS e, após disparar as armadilhas térmicas do F-16, efectuaram uma manobra, afastando-se dos aviões russos”, complementou o departamento da Defesa russo.

Vôo em conformidade com a lei internacional

O Ministério da Defesa observou que, “de acordo com os dados de controlo objectivo, a rota do avião Tu-95MS passou sem desvios da rota planeada, de acordo com as regras internacionais a uma distância de mais de 25 Km das ilhas Dokdo [Takeshima], sem violar o espaço aéreo da Coreia do Sul. De acordo com o Ministério, essa não foi a primeira vez que os pilotos sul-coreanos tentaram, sem sucesso, impedir os vôos da aviação russa sobre as águas neutras do mar do Japão.

O comunicado russo salienta que, relativamente à chamada “zona de identificação de defesa aérea” unilateralmente estabelecida pelo lado sul-coreano, tais zonas “não estão previstas pelas regras internacionais e não são reconhecidas pela Rússia, como tem sido repetidamente comunicado ao lado sul-coreano através de vários canais”. Durante a noite desta Terça-feira (23), o Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Sul disse que caças sulcoreanos dispararam um tiro de advertência contra uma aeronave militar russa que teria entrado no espaço aéreo do país. A Defesa russa afirmou repetidamente que todos os vôos de aviões militares russos são efectuados em plena conformidade com o direito internacional e seguindo as regras de utilização do espaço aéreo em águas neutras.