Vila do Tomboco ligada à rede eléctrica nacional

Vila do Tomboco ligada à rede eléctrica nacional

A vila do Tomboco, 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai a partir do dia 26 deste mês beneficiar da energia da rede nacional, gerada por centrais hidroeléctricas do país.

A ligação será fruto da conclusão das obras de construção da subestação eléctrica local, na periferia da vila, com uma potência de 220/30 KV, iniciadas em 2017. A informação foi avançada ontem, Terça-feira, à Angop, em Mbanza Kongo, pelo director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), Filipe Domingos.

O responsável avançou que a vila do Tomboco deverá ser alimentada por uma potência de 60 MW, numa primeira fase, para beneficiar dois mil e 70 clientes. Actualmente, a sede municipal do Tomboco é servida por centrais térmicas, controladas pela administração municipal. Para facilitar a interligação da vila do Tomboco, a fonte adiantou que as cidades de Mbanza Kongo, Soyo e as vilas do Nzeto e Cuimba, que já beneficiam desta energia da rede nacional, deverão sofrer apagões, nos dias 26 a 31 do mês em curso, de forma alternada.

Como alternativa, disse, aquelas cidades serão abastecidas por fontes térmicas de geração de energia eléctrica durante o período de restrição. Informou que, o projecto de energização da província do Zaire, iniciado em 2017, sob a alçada do ministério da tutela, contempla a instalação de uma potência de 170 MW, distribuída para os distintos municípios, em função do número de habitantes e da actividade económica ou industrial. Deu ainda a conhecer que, actualmente, decorrem os trabalhos de instalação de 95 postos de transformação de energia com o sistema de contadores pré-pagos, que prevê beneficiar 9 mil e 310 clientes, ao nível da região.

A ENDE conta com 24 mil e 198 clientes ao nível da província do Zaire. Com a ligação da vila do Tomboco, cinco das seis sedes municipais da província do Zaire, passam a beneficiar de energia da rede nacional, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto e Cuimba. Por ligar está a vila fronteiriça do Nóqui, cujos trabalhos de construção da sub-estação eléctrica e da linha de transporte de energia decorrem a bom ritmo.