Criado roteiro para recepção de turistas

Criado roteiro para recepção de turistas

Um roteiro para recepção dos 60 turistas que escalam, no dia 26 deste mês, na cidade do Luena, foi definido pela Comissão Nacional Multissectorial para a Recepção do Comboio Turístico.

O roteiro turístico inclui, entre outros locais históricos culturais, o Monumento a Paz, a Sé Catedral da Igreja Católica.

O programa inclui igualmente uma feira no Monumento a Paz, para que os turistas comprem artigos artesanais, de modo a eternizar a passam pela cidade de paz.

Falando à Angop  antes de partir ao município fronteiriço do Luau,  o coordenador da comissão, Afonso Henriques dos Santos Vita, explicou que os turistas têm chegada prevista para as 20 horas do dia 26 (sexta-feira) na cidade do Luena.

O também director nacional de infra–estruturas e produtos turísticos do Ministério do Turismo adiantou que os turistas, que se fazem transportar abordo de um comboio de luxo, vão puder tomar contacto real com a situação turística e cultural do Moxico.

Aconselhou os cidadãos localizados ao longo do Corredor do Lobito a prestarem um acolhimento agradável, à maneira angolana, para que o país possa, futuramente, receber outras vistas do género.

Informou que o país vai receber dois grupos de turistas, sendo o primeiro o que entra via Luau (Moxico) e o segundo, com mesmo número de turistas (55 ou 60), entra via Luanda, através de navios cruzeiros.

Por seu turno, a directora de Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, aconselhou ao Gabinete Provincial da Cultura do Moxico a mobilizar os músicos e outros agentes culturais para exibirem a identidade cultural local e, desta forma, incentivar os turistas valorizar e divulgar, nos seus países, a cultura nacional.

A representante do Ministério da Cultura na comissão apelou, por esta razão, aos artesões para não inflacionarem os preços.

A comissão multissectorial criada para facilitar a entrada dos navios cruzeiros e do Comboio Turístico em Angola partiu esta manha para o município fronteiriço do Luau.