Quénia quer Ajudar Angola na diversificação da economia

Quénia quer Ajudar Angola na diversificação da economia

O responsável , que prestou esta informação quando falava à imprensa durante a conferência sobre “Comércio e Investimento entre Quénia/Angola”, fez saber que o seu país tem políticas de turismo médico, onde têm estado a colaborar com outros países africanos, e o mesmo pode ser implementado em Angola.“Temos hospitais privados com padrões internacionais e com uma vasta experiência que podemos partilhar com os angolanos como formação e treinamento dos médicos.

O mesmo pode-se processar no domínio da Educação, onde também temos condições para receber estudantes, particularmente para a área de agronomia, veterinária e engenharia agrícola”, disse. Em contrapartida, disse, os quenianos querem absorver a experiência angolana no ramo petrolífero, através da vasta experiência que a Sonangol já granjeou, uma vez que o Quénia está a descobrir alguns poços de petróleo. No ramo empresarial, há já cerca de 50 empresários angolanos no Quénia – o que ainda é número ínfimo -, que operam no sector da indústria, tecnologia, turismo e agricultura, que podem também trazer a experiência adquirida.

Por seu turno, o Secretário de Estado para a Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Viera Lopes, disse que Angola vai aproveitar a experiência do Quénia no domínio económico. “O que se procura é que haja uma maior abertura recíproca entre os dois países”, referiu o responsável. Para si, o Plano Desenvolvimento Nacional (PDN) já elenca os sectores prioritários para a diversificação da economia e, conscientemente, as áreas que são apresentadas para investir estão dentro daquilo que o Estado angolano já elegeu, o que facilita a cooperação, sem pôr de parte outras áreas que futuramente podem ser identificadas.