PR recomenda empenho aos embaixadores

PR recomenda empenho aos embaixadores

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou aos embaixadores angolanos, nesta Segunda-feira, em Luanda, maior empenho, de modo a dignificarem os laços de amizade e cooperação que Angola mantém com os países amigos João Lourenço falava na cerimónia de empossamento dos novos embaixadores nomeados Sexta- feira (dia 26).

“O vosso trabalho deve contribuir para o reforço dos bons laços de amizade e de cooperação existentes entre Angola e os países nossos amigos”, destacou o Presidente da República na sua breve intervenção.

Tomaram posse no Palácio Presidencial os embaixadores acreditados em Moçambique, José João Manuel, no Reino do Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão, na República de Cabo Verde, Júlia de Assunção Cipriano Machado, e na República Democrática do Congo (RDC), Miguel da Costa. Em declarações à imprensa, momentos após a cerimónia, a nova embaixadora em Cabo Verde, Júlia de Assunção Cipriano Machado, considerou o incremento das relações de cooperação e de amizade como um dos principais focos da sua missão.

José João Manuel, nomeado para Moçambique, apontou como perspectiva a ampliação do estado das relações com o país do Índico, membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além da mobilização da classe empresarial moçambicana para investir em Angola. Baltazar Diogo Cristóvão, indicado para chefiar a missão diplomática no Reino de Marrocos, disse que vai trabalhar no reforço das relações políticas e económicas com este país, fundamentalmente, nos sectores do turismo, agricultura, pescas e transportes. O embaixador nomeado para a RDC, Miguel da Costa, referiu que as relações entre os dois países são vitais, dado o facto de ambos os povos possuírem uma interligação geopolítica, além de partilharem fronteira, laços culturais e étnicos.