Abel Chivukuvuku lidera partido PRA-JA

 O político Abel Chivukuvuku anunciou hoje, sexta-feira, em Luanda, a sua nova força política, o Partido de Renascimento Angolano – Juntos por Angola (PRA-JA), com o qual pretende concorrer às próximas eleições gerais.

O acto constitutivo da força partidária do antigo líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) contou com a presença de mais de 300 delegados de todo o país.

Depois desse passo, segundo Chivukuvuku, o partido  vai trabalhar na recolha de assinaturas, para depois remeter o processo de legalização ao Tribunal Constitucional.

Nas suas primeiras palavras, o político anunciou também, para 2020, a realização do primeiro congresso do partido.

A Lei dos Partidos Políticos estabelece, para a legalização de uma formação política, 7.500 assinaturas, a nível nacional, sendo que em cada província são necessários 150 assinantes.

O país conta com 11 partidos políticos e uma coligação de partidos legalizados, dos quais cinco com assento parlamentar, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA e CASA- CE).

Abel Chivukuvuku liderou a CASA-CE desde a sua fundação, em 2012, depois da sua saída da UNITA.

Natural da província do Huambo, foi afastado da coligação em 2019, na sequência de divergências com os demais integrantes da formação partidária.